Apesar de ser a maior rede de ensino do Espírito Santo, a Serra ainda tem reclamações de quem precisa da educação pública. Entre elas, a qualidade do ensino ofertado e a falta de vagas em creches. Neste ano, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também apontou que o Município sofreu uma significativa queda da Serra no ranking estadual da qualidade educacional de alfabetização. O Município não registrou nenhum aumento no índice das séries iniciais, pelo contrário, ficou estagnado, não conseguiu crescer juntamente com as outras cidades capixabas e desceu 10 colocações.
Diante deste cenário, candidatos a prefeito da Serra foram procurados pela reportagem do jornal TEMPO NOVO para falar sobre o tema e apresentar suas propostas para melhorar a qualidade da Educação ofertada pela prefeitura. O objetivo dos questionamentos enviados aos candidatos é facilitar a sua vida, já que você pode encontrar em um único espaço, as propostas de cada um deles.
A reportagem definiu que a resposta deveria ser enviada em vídeo e o tempo máximo do conteúdo seria de dois minutos para cada candidato. Apesar de todos terem sido demandados, o empresário Ebinho, que disputa o comando da prefeitura pelo Partido Comunista do Brasil não retornou.
Vale lembrar que a Serra possui oito candidatos a prefeito da Serra. São eles: Alexandre Xambinho (PL), Bruno Lamas (PSB), Ebinho (PCdoB), Fábio Duarte (Rede), Gracimeri Gaviorno (PSC), Luciana Malini (PP), Sérgio Vidigal (PDT) e Vandinho Leite (PSDB).
Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permite que a cidade tenha segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos válidos mais um.
Confira as respostas:
Alexandre Xambinho – PL (Número na urna 22)
Bruno Lamas – PSB (Número na urna 40)
Ebinho – PcdoB
OBS. O candidato pelo Partido Comunista Brasileiro, Ebinho, não respondeu a demanda sobre as propostas para ajudar a melhorar a educação da Serra.