smobile
[secondary_title]

De Valparaíso para volta ao mundo em veleiro

- PUBLICIDADE-

Por Thiago Albuquerque

Imagina você e sua companhia em um veleiro dando a volta ao mundo. Ah, e com a viagem sendo custeada durante o percurso. É assim que o casal Guta Favarato, de Valparaiso, na Serra e o marido Fausto Pignaton, de Vila Velha, decidiram fazer.

Fausto já tinha experiência em velejar.  Foi ao Caribe em um monocasco, o Cabo Horn 35’ (35 pés), construído por ele mesmo. Com essa experiência descobriu que dava para ganhar dinheiro trabalhando como charters, que é o aluguel do barco e até mesmo receber visitantes para passeio embarcado.

Quando Fausto conheceu Guta, já estava terminando a construção do Catamarã 62’, que vendeu logo depois. Então construiu outro Catamarã, dessa vez para dar a volta ao mundo.

Em 2012, depois de mais de 3 anos, finalizaram um veleiro projetado pelo  casal, um Catamarã de 54’, com o nome Guruçá Cat. Em novembro de  2012, os dois saíram de Natal (RN) direto para Tobago. Sem muitos planos e nenhuma pressa para fazer essa grande aventura, eles seguiram para  Venezuela,  Aruba, Curaçao (ilhas  Holandesas) Cartagena  (Colômbia), San Blás, Porto Lindo e Porto Belo ( Panamá).

Na viagem até as ilhas Galápagos, eles tiveram a companhia de mais 6 tripulantes, que além de  companhia, ajudaram a bancar o custo.

“A chegada em Galápagos foi maravilhosa. Uma paisagem de tirar o fôlego, baleias, pássaros que nunca havíamos visto, golfinhos nos escoltando. Era  tanta coisa linda que não sabíamos para onde olhar. Éramos oito pessoas  boquiabertas”, lembrou.

No último contato realizado com o Jornal Tempo Novo, o casal aventureiro se encontrava na Indonésia. Eles têm um site (veja aqui) onde tudo pode ser  acompanhado, como as receitas dos lugares visitados, dicas de viagem e fotos e vídeos .

 

Tufão, peixe com amendoim e até tsunami na rota dos aventureiros

Uma viagem dessas, reserva sem sombra de dúvida muitos imprevistos, perigos e aventuras sem limites .  Guta conta que a situação mais difícil até agora foi pegar um tufão na Micronésia, no percurso para as Filipinas .

“A previsão era que o tufão passaria por cima da ilha que estávamos  e resolvemos ficar no  barco para tentar salvá- lo. Estávamos com risco de perder o nosso único  patrimônio e nossas vidas . Felizmente o tufão desviou e sobrevivemos”, contou.

No Equador eles aprenderam a fazer sagu, um tipo de pirão feito com banana da terra verde ralada, peixe em pedaços e pasta de amendoim salgado.

“Falando os ingredientes parece estranho, mas a combinação de sabores é deliciosa”, lembrou Guta.

Na Venezuela, ao passar por vistorias em muitas ilhas, os fiscais pediam brindes, que eram nada mais, nada menos, que a nossa cachacinha. “Acabou todo nosso estoque”, divertiu-se Guta.

Em Galápagos teve um alerta de tsunami. “Um bote passou avisando os velejadores sobre a vinda de um tsunami. “Ouvi: tsunami, tsunami, saiam o mais rápido possível. Imaginei uma onda gigante chegando a qualquer momento. Só no dia seguinte fomos saber de um terremoto no Chile, mas a onda que chegou em Galápagos foi pequena.  Na hora, minhas pernocas tremiam sem parar, quase tive um treco, sem brincadeira”, disse a aventureira.

Serra convoca 300 professores aprovados em concurso público; veja a lista

O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), convocou 300 professores aprovados no concurso público realizado pelo município em 2024. O edital de convocação nº...

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

Eleitores que não compareceram e não justificaram a ausência por três eleições consecutivas ou não compareceram aos trabalhos eleitorais podem estar em débito com...

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

O Governo do Estado abriu inscrições para 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores oferecidos em faculdades privadas. A iniciativa faz parte do Programa Nossa...

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

A Galinha Pintadinha, um dos personagens mais amados pelas crianças, estará na Serra até o final de janeiro com diversas atividades especiais no Shopping...

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Neste final de semana, a Orla de Camburi será palco de uma programação de verão de alto nível. Na Arena de Verão, grandes nomes...

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

A tarde da última segunda-feira (13) trouxe uma cena lamentável para o meio ambiente na Serra, com o encalhe e morte de dois golfinhos...

Comunicado – 14/01/2025

publicidade legal - 14-01-2025Baixar

Serra é a terceira cidade do Sudeste onde mais choveu neste início de 2025

As chuvas intensas que marcaram o início do ano em todo o Espírito Santo causaram diversos transtornos para a população e colocaram o estado...

Serra alerta empresários sobre tentativa de golpe envolvendo alvarás de funcionamento

Empresas da Serra devem ficar atentas a um novo golpe que está sendo aplicado na região. Segundo alerta emitido pela Prefeitura Municipal nesta terça-feira...
...