Categories: Notícias

De Valparaíso para volta ao mundo em veleiro

Por Thiago Albuquerque

Imagina você e sua companhia em um veleiro dando a volta ao mundo. Ah, e com a viagem sendo custeada durante o percurso. É assim que o casal Guta Favarato, de Valparaiso, na Serra e o marido Fausto Pignaton, de Vila Velha, decidiram fazer.

Fausto já tinha experiência em velejar.  Foi ao Caribe em um monocasco, o Cabo Horn 35’ (35 pés), construído por ele mesmo. Com essa experiência descobriu que dava para ganhar dinheiro trabalhando como charters, que é o aluguel do barco e até mesmo receber visitantes para passeio embarcado.

Quando Fausto conheceu Guta, já estava terminando a construção do Catamarã 62’, que vendeu logo depois. Então construiu outro Catamarã, dessa vez para dar a volta ao mundo.

Em 2012, depois de mais de 3 anos, finalizaram um veleiro projetado pelo  casal, um Catamarã de 54’, com o nome Guruçá Cat. Em novembro de  2012, os dois saíram de Natal (RN) direto para Tobago. Sem muitos planos e nenhuma pressa para fazer essa grande aventura, eles seguiram para  Venezuela,  Aruba, Curaçao (ilhas  Holandesas) Cartagena  (Colômbia), San Blás, Porto Lindo e Porto Belo ( Panamá).

Na viagem até as ilhas Galápagos, eles tiveram a companhia de mais 6 tripulantes, que além de  companhia, ajudaram a bancar o custo.

“A chegada em Galápagos foi maravilhosa. Uma paisagem de tirar o fôlego, baleias, pássaros que nunca havíamos visto, golfinhos nos escoltando. Era  tanta coisa linda que não sabíamos para onde olhar. Éramos oito pessoas  boquiabertas”, lembrou.

No último contato realizado com o Jornal Tempo Novo, o casal aventureiro se encontrava na Indonésia. Eles têm um site (veja aqui) onde tudo pode ser  acompanhado, como as receitas dos lugares visitados, dicas de viagem e fotos e vídeos .

 

O casal em um mirante em Moorea- Polinésia Francesa
Casal com uma tartaruga de 80 anos em Galápagos
A moradora de Valparaíso, Guta, em Maupiti- Polinésia Francesa
Leões marinhos que invadiram o veleiro do casal em Galápagos.
Um leão Marinho de estimação no mercado de peixe em Galápagos.
Atravessando o canal do Panamá.
Crianças "sararas crioulas" de Salomões. A pele escura com os cabelos loiros são comuns nos nativos do aquipélago de Salomões, um tipo de mutação.
Fausto em um morro da ilha de Maupiti-Polinésia Francesa

Tufão, peixe com amendoim e até tsunami na rota dos aventureiros

Uma viagem dessas, reserva sem sombra de dúvida muitos imprevistos, perigos e aventuras sem limites .  Guta conta que a situação mais difícil até agora foi pegar um tufão na Micronésia, no percurso para as Filipinas .

“A previsão era que o tufão passaria por cima da ilha que estávamos  e resolvemos ficar no  barco para tentar salvá- lo. Estávamos com risco de perder o nosso único  patrimônio e nossas vidas . Felizmente o tufão desviou e sobrevivemos”, contou.

No Equador eles aprenderam a fazer sagu, um tipo de pirão feito com banana da terra verde ralada, peixe em pedaços e pasta de amendoim salgado.

“Falando os ingredientes parece estranho, mas a combinação de sabores é deliciosa”, lembrou Guta.

Na Venezuela, ao passar por vistorias em muitas ilhas, os fiscais pediam brindes, que eram nada mais, nada menos, que a nossa cachacinha. “Acabou todo nosso estoque”, divertiu-se Guta.

Em Galápagos teve um alerta de tsunami. “Um bote passou avisando os velejadores sobre a vinda de um tsunami. “Ouvi: tsunami, tsunami, saiam o mais rápido possível. Imaginei uma onda gigante chegando a qualquer momento. Só no dia seguinte fomos saber de um terremoto no Chile, mas a onda que chegou em Galápagos foi pequena.  Na hora, minhas pernocas tremiam sem parar, quase tive um treco, sem brincadeira”, disse a aventureira.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

13 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

13 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

13 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

14 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

1 dia atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

1 dia atrás