Exposições, cine-debate, oficinas, apresentações culturais e até transmissão da final da Libertadores 2019 são algumas das atrações gratuitas do Favela Criativa, evento promovido por um grupo de jovens moradoras da comunidade de Central Carapina e que ocorrerá no dia 23/11 na praça do bairro. Em alusão à Semana da Consciência Negra, a atividade pretende resgatar a cultura afro-brasileira e exaltar as produções artísticas e empreendedoras da juventude negra periférica.
Localizado às margens da BR 101 no município da Serra, Central Carapina está se reoxigenando culturalmente. Diversos coletivos se organizam com o objetivo de realizar ações culturais e sociais no bairro. Um desses coletivos é a Coordenação da Central Única das Favelas (CUFA) em Central Carapina, representada por Jociana Paixão, moradora e referência dentro da comunidade.
“Nosso bairro sempre foi visto como violento e perigoso. Mas nossa comunidade também é rica culturalmente. É cheia de gente que quer fazer o bem. Nosso objetivo com o Favela Criativa é unir e mostrar nossas potências. Mostrar que aqui dentro tem muitos projetos e realizações com grande potencial”, comenta Jociana, representante da coordenação local e uma das organizadoras. Além dela, outras 12 jovens compõem o coletivo.
Consciência Negra
Segundo as organizadoras do Favela Criativa, a programação foi pensada coletivamente e com o intuito de celebrar a Semana da Consciência Negra. Todas as atividades estão atreladas à conscientização e valorização das potencialidades negras. É o caso da oficina gratuita de elaboração de tranças nagô (trança de raiz) ministrada por uma das moradoras e apoiadora do evento, Cyntia Campos.
Além da oficina de nagô, o público terá a chance de participar das oficinas de dedoche, ministrada pela artesã, empreendedora do Ateliê Maria Pretinha e ex-moradora do bairro, Elis Souza; e de fotografia com celular, ministrada pela fotógrafa e empreendedora local da marca AYA fotonarrativas, Naira Pinudo.
A programação conta ainda com exibição e bate-papo do filme “A gente se vê ontem”, produção do cineasta Spike Lee; banca de exposição com o livro “Caminho para o Texas” do escritor capixaba Marciel Cordeiro; transmissão da final da Libertadores em um telão na pracinha do bairro e apresentação do grupo de funk Devassos VIX.
Serviço – Favela Criativa
Data: 23/11
Local: praça de Central Carapina (ônibus 819 no Terminal de Carapina)
Evento Gratuito
Confira a programação completa
16 horas – Oficinas
Fotografia com celular: instrutora Naira Pinudo do AYA fotonarrativas
Local: pracinha
Dedoche: instrutora Elis Souza do Ateliê Maria Pretinha
Local: pracinha
Trança Nagô: instrutora Cyntia Campos
Local: Pracinha
16 horas – CineAfro
Exibição do filme “A gente se vê ontem” com roda de conversa. Local: projeto Caminho do Bem
16 horas às 21 horas – ExpoAfro + Estandes + Favela Gourmet
Exposição de fotografias e desenhos + Espaço com estande de divulgação do livro “Caminhos para o Texas” do escritor capixaba Marciel Cordeiro + Espaço comida. Local: pracinha
17:30 – Libertadores 2019
Transmissão ao vivo da final da Libertadores: Flamengo x River Plate. Local: pracinha
19h30 – DJs
Sets DJ Gordão e convidados
20 horas – Devassos Vix
Apresentação do grupo de funk com dançarinos, MC e um DJ, Devassos Vix.
21 horas – Encerramento