Nesta semana tivemos a oportunidade de assistir a dois debates entre os candidatos a prefeito da Serra. Assim, foi possível perceber as ideias e estratégias de cada um dos presentes.
Os candidatos Gideão e Givaldo adotaram discursos semelhantes: focaram o esgotamento de um modelo político que já dura 20 anos. Gideão foi mais brando nas críticas e focou suas propostas principalmente nos servidores públicos, na fiscalização e transparência, na melhoria da gestão e turismo, como forma de alterar o atual modelo.
Já Givaldo, adotou um tom mais ácido. Buscou, em todas as suas perguntas e respostas, criar um continuum entre as últimas 5 gestões municipais, a fim de mostrar suas fragilidades. Seu argumento, contudo, foi questionado quando lembrado que o seu partido sempre esteve do lado dessas gestões – inclusive, atualmente, ocupa a vice prefeitura. Suas propostas para superar os impasses do município focaram as políticas sociais, participação social inclusiva, a ocupação de espaços públicos e melhoria da gestão pública municipal.
Coube a Vidigal apresentar suas propostas, marcando a emergência do que tem chamado de um ‘novo’ gestor. Evitou citar obras novas – carro-chefe que marcou suas gestões anteriores – e deu ênfase à qualidade dos serviços ofertados à sociedade. Destacou a modernização da máquina a partir da informatização e da desburocratização, a atração e fixação de empresas no município a partir de incentivos, a criação de um fundo de aval para micro e pequenas empresas, além de projetos âncora de Jaime Lerner e Oscar Niemeyer.
O atual prefeito não compareceu aos debates, orientado por médicos que acompanham sua recuperação. Sua ausência nos debates, contudo, poderia ser suprida por um representante para expor as propostas da chapa – naturalmente a candidata a vice. Entretanto, pelo visto, não teremos a oportunidade de ver, nessa eleição, um debate com todos os candidatos a prefeito da Serra. O confronto direto de ideias desvela as propostas e estratégias dos candidatos e sempre são salutares para o eleitor se posicionar.
Serra tem praça de pedágio da Eco101 no ES. Foto: Arquivo Tempo Novo Está marcada para esta terça-feira (26) a…
A ação contra transporte clandestino ocorreu na Serra Sede na última sexta-feira (22) e além de flagrar infrações, também removeu…
O engenheiro João Calixto foi nomeado como diretor de infraestrutura e operações Sesc, na foto ao lado de Luiz Toniato,…
O Governo do Estado anunciou abono de R$ 1.000 para servidores e R$ 3.800 para professores. Crédito: Divulgação O governador…
Os irmãos Sérgio e Leonardo de Castro, junto ao governador Renato Casagrande e ao prefeito Sergio Vidigal. Crédito: Samuel Chahoud.…
A Mostra Cultural Baile de Favela acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) e entre as atrações está o DJ…