Conceição Nascimento / Yuri Scardini
O meio político aguarda com tensão a decisão da Justiça pela condenação ou absolvição da vereadora Neidia Maura (PSD). A expectativa é de que até o final de abril a juíza responsável pelo caso, Letícia Maia Saúde, dê o veredito. A parlamentar é acusada pelos crimes de concussão (rachid), peculato e associação criminosa.
O retorno ou não de Neidia pode ser uma das variáveis para desequilibrar a crise política na Serra. Isso porque Neidia é uma das aliadas de Audifax na Câmara, e seu retorno tiraria outro vereador, o Fabão da Habitação (PSD), que faz parte do movimento de oposição liderado pelo presidente Rodrigo Caldeira (Rede).
Atualmente, a oposição contempla 16 parlamentares, que equivale a mais de 2/3 dos vereadores.Tal número pode trazer instabilidade política ao prefeito Audifax Barcelos (Rede), uma vez que é suficiente para cassa-lo do cargo. Num hipotético retorno de Neidia, em tese, a oposição perderia a maioria absoluta dos 2/3 e perderia força de atuação no Legislativo.
A defesa da vereadora Neidia Maura (PSD) tem até o dia 19 de abril para apresentar as alegações finais sobre a ação que tramita na 2ª Vara Criminal da Serra. Após as alegações finais, a juíza tem dez dias para decidir pela condenação ou pela absolvição.
Também é réu na ação o ex-controlador da Câmara, Flávio Serri, aliado de Neidia. Ele comentou o assunto. “Em relação à minha pessoa, a denúncia foi formulada pelo Ministério Público com base em mentiras contadas ao MP por uma determinada pessoa. Não tenho dúvida nenhuma de que conseguimos provar a nossa inocência. Acredito que vamos ter uma decisão favorável à minha pessoa, tendo em vista que o MP foi induzido ao erro. Acredito muito na Justiça capixaba, acredito muito na condução da juíza”.
Já Neidia, até o fechamento dessa edição, não foi encontrada.