Categories: Política

Declarações de Lula sobre PT repercutem no mercado político

Lula foi presidente do Brasil de 2003 à 2010. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

As declarações do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de que o PT “perdeu a utopia” e de que é preciso dar espaço aos mais jovens e “com mais coragem” trouxeram desconforto para uma parte da militância e chamaram a atenção do mercado político sobre a crise ideológica pela qual passa o partido. Lula defendeu ainda “uma revolução” na legenda e alertou que partidários só pensam “em cargo, em emprego, em ser eleitos”.

O discurso do presidente de honra do PT foi feito nesta segunda-feira (22), 10 dias após a realização do V Congresso Nacional do partido, durante o seminário “Novos Desafios da Democracia”, promovido pelo Instituto Lula, em São Paulo.

Segundo o deputado federal Givaldo Vieira (PT), o recado de ex-presidente é corajoso para que o PT se revigore. “Sou signatário de um documento assinado pela maioria dos deputados federais do PT, ‘Mudar o PT para continuar mudando o Brasil’, onde propomos mudanças internas. O texto foi apresentado durante o V Congresso, em Salvador”, disse o parlamentar.

O ex-deputado estadual Roberto Carlos (PT) concorda com as declarações de Lula. “Acho que ele está certo. As pessoas precisam pensar mais no projeto de transformação do que nos cargos e mandatos. Por isso que aceitei ser candidato a governador. A política só vale a pena quando estamos a serviço da coletividade e não o contrário”.

O vereador da Serra, Gilmar Carlos da Silva (PT), endossou as palavras do ex-presidente. “O PT se afastou das bases e perdeu o diálogo. Precisamos e já estamos retornando às bases aqui na Serra com as caravanas”,  contou.

Desgastados

Lideranças políticas avaliam que o discurso de Lula revela o desgaste do partido. É o caso do deputado federal Carlos Manato (SD), que diz que os petistas “estão desesperados”. “Chegaram ao fundo do poço e estão desgastados. Só têm projeto de poder”, observou.

O também deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) comentou que as declarações do ex-presidente Lula demonstram que ele está completamente lúcido. “O PT, assim como outros partidos, deve manter a ousadia, manter sonhos ideológicos e estar aberto a buscar novas lideranças”, resumiu.

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) acredita que as declarações do ex-presidente mostram a desarmonia, falta de organização e o quanto o PT errou com o povo brasileiro. “Isso tem reflexo direto na péssima gestão que a presidente Dilma realiza. É lamentável que um partido histórico, com origem junto aos trabalhadores, perca suas origens e passe a se esbaldar com regalias, muitas delas custeadas com o suor do povo brasileiro. Lembrando que toda regra tem exceções, e no PT também existem pessoas sérias e dignas. O deputado Givaldo é uma delas”, asseverou.

Já o vereador da Serra, Guto Lorenzoni (PP), alerta que o partido caminhou no mesmo sistema de todos que chegaram ao poder. “Entretanto, foi diferente na corrupção ativa, generalizada, sem controle e surpreendente, como se nada pudesse parar a corrupção em todos os sistemas e por todas as autoridades do PT. A declaração de Lula é de cansaço, pois o PT entrou na bancarrota, perdeu a bandeira ideológica da proteção dos trabalhadores, dos aposentados. Quando era oposição fazia isso bem. Hoje que é posição entrou no refrigério e não tem mais garra para impedir os avanços das conquistas dos trabalhadores. Está congelado e não defende mais essas bandeiras”, avaliou Lorenzoni.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

28 minutos atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

1 hora atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

1 hora atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

3 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

11 horas atrás