Categories: Notícias

Decreto que cria polo de tecnologia na Serra será assinado nesta quarta-feira (09)

A unidade de Manguinhos do Ifes faz parte da articulação para implementar o projeto e estará inserida no polo. Foto: Divulgação/Ifes

Está prevista para esta quarta-feira (09) assinatura do decreto que cria o Polo de Inovação Tecnológica da Serra, o Polo InovaSerra. O ato está marcado para às 8h, deverá ter participação do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e ocorrerá  durante o Café de Negócios promovido mensalmente pela Associação dos Empresários da Serra (Ases).

O InovaSerra deverá abranger área entre o Ifes de Manguinhos e o Polo Cercado da Pedra, expansão do Civit II. De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito, haverá  incentivos fiscais para as empresas do setor  de tecnologia que se instalarem no local. A expectativa é de que até o fim do próximo ano dez novas empresas da área de inovação estejam instaladas na área.

“A cidade necessita de um espaço dinâmico, que reúna produção acadêmica e empresas de base tecnológica e inovadoras no mesmo ambiente, desenvolvendo tecnologia tanto para exportação quanto para o que a cidade precisa. Acredito que o novo polo pode aquecer o mercado, barateando custos para as empresas locais, gerando emprego e renda para a população e aumentando a qualidade de vida das pessoas”, disse o Audifax.

Serão concedidos até 100% de desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU); redução de alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e até 50% de isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Participação de movimento empresarial e Ifes

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), José Eduardo Azevedo, a criação do polo de inovação é fruto do Programa InovaSerra, uma iniciativa conjunta da Prefeitura da Serra, Associação dos Empresários da Serra (Ases), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Serra e parceiros públicos e privados, que são co-fundadores do polo.

O secretário explica que um conjunto de atividades voltadas para o fomento da cultura de inovação, incentivo ao desenvolvimento de tecnologia e inovações por meio de eventos, oficinas e apoio às empresas já começaram a ser implementados na cidade.

Azevedo afirmou que a área escolhida para implantação do polo é estratégica. “Escolhemos uma área com disponibilidade efetiva para implantação de empreendimentos, que vai do Ifes ao Polo Cercado da Pedra, agregando bairros como Morada de Laranjeiras e Civit II”.

O secretário também destacou que a área contempla três hospitais e faculdades com cursos na área de exatas e biomédicas, um instituto de ciência e tecnologia e disponibilidade de área para instalação e atração de empresas e instituições inovadoras e startups. “Acreditamos que vamos atrair, principalmente, empresas e startups de pequeno e médio porte, com faturamento em torno de R$ 4 milhões ao ano. O polo deve receber empresas com perfis ousados, versáteis, que investem no diferente e tecnológico e requerem mão de obra qualificada e capacitada”, detalha.

Segundo Azevedo, o polo deverá funcionar como ambiente físico que integra empresas de base tecnológica, spin-off (startup derivada de uma média ou grande empresa) e empresas inovadoras, empreendimentos públicos e privados de Instituições Científica Tecnológica e de Inovação (ICTs), como o Senai Serra, Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, associação de empresários, incubadoras, aceleradoras e demais ambientes de inovação que promovam a cultura da inovação, a pesquisa e a inovação tecnológica.

Cidade já tem polo informal com mais de 400 empresas de TI

Levantamento feito pelo Tempo Novo junto à prefeitura da Serra em julho de 2017, apontava que o município já possuía expressivo pólo tecnológico e informal e disperso naquela época. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, eram 418 empresas de Tecnologia da Informação (TI) instaladas na cidade, que ofereciam serviços para setores diversos como educação, rochas, metalmecânica e ambiental.

Até a manhã da última terça –feira (08), ainda não estava claro se o decreto que cria o pólo Inova também estenderá os benefícios a empresas de tecnologia já instaladas em outras regiões  da cidade não abrangidas pelo InovaSerra.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Fraude no INSS: 2 mil moradores da Serra denunciaram descontos indevidos

Mais de dois mil moradores da Serra denunciaram descontos indevidos em seus benefícios do INSS. Crédito: Divulgação Mais de 2…

4 minutos atrás

Mais de 20 mil eleitores da Serra precisam regularizar o título até dia 19

O prazo para a regularização segue até 19 de maio. Foto: Divulgação Faltando sete dias para o fim do prazo…

5 minutos atrás

Rodrigo CX homenageia os 80 anos de Bob Marley em show especial

om mais de 30 anos de carreira, Rodrigo CX reúne em seu trabalho influências de artistas como Bob Marley, Gilberto…

25 minutos atrás

Serra recebe 1º encontro gratuito de fãs de K-pop e cultura coreana

A primeira edição do K-clube, é voltada para adolescentes entre 10 e 15 anos que são fãs da cultura coreana…

56 minutos atrás

Cineasta com história na Serra lança novo longa “Prédio Vazio” nos cinemas do Brasil

O cinema nacional ganha um novo representante do gênero terror com o lançamento de “Prédio Vazio”, mais recente longa do…

1 hora atrás

Comunicado – 12/05/2025

publicidade legal - 12-05-25Baixar

2 horas atrás