Por Bruno Lyra
O Corpo de Bombeiro e a Defesa Civil da Serra já ligaram o alerta por causa do risco das turfas voltarem a pegar fogo. O sinal amarelo foi ligado na última terça (22) quando um incêndio atingiu a vegetação das baixadas entre Jardim Tropical e Central Carapina, onde há turfas no solo. Isto num cenário de seca insistente e ventos fortes.
Segundo o diretor da Defesa Civil da Serra, Olimar Rosa da Silva, ainda havia focos de incêndio por volta das 14hs de ontem (24), mas o fogo não havia penetrado nas turfas, no solo. “Ainda está um pouco úmido. Mas a situação é de atenção, estamos monitorando”, avisa Olimar, que também é capitão reformado do Corpo de Bombeiros.
O diretor disse que provavelmente o incêndio é criminoso. “Tanto que jogaram entulho numa estrada que dá acesso a área do incêndio. Conseguimos remover agora há pouco e acredito que ainda hoje (ontem, 24) os Bombeiros conseguirão apagar o fogo”, explicou.
Olimar pede ajuda à população para denunciar os envolvidos neste ou qualquer outro incêndio na região, pois se as turfas entrarem em combustão o combate é muito difícil. Tanto que o local ficou em chamas entre o final de janeiro e o início de maio, quando a fumaça prejudicou a saúde respiratória de moradores da Serra, chegando até bairros de Vitória e Vila Velha.
“Houve casos de bombeiros e funcionários da Defesa Civil que trabalharam no combate naquela ocasião que passaram mal. Alguns chegaram a ser internados com princípio de pneumonia”, relatou.
Fogo castiga matas da Jacuném e ameaça condomínio
Um incêndio ainda maior que o Jardim Tropical devastou matas e brejos da Área de Proteção Ambiental (Apa) da Lagoa Jacuném. Segundo o diretor da Defesa Civil da Serra, Capitão Olimar Silva, o fogo teria começado também na terça (22) e atingiu uma área entre o condomínio Boulevard Lagoa, em frente a Feu Rosa, e o terreno do Pró Cidadão em Portal de Jacaraípe.
“Os Bombeiros chegaram a apagar. Mas na quarta-feira (23) os focos voltaram com força. Acreditamos que seja criminoso. Recentemente foi retirada uma invasão naquela área e é possível que os invasores tenham colocado fogo por ato de vandalismo após a ação de desocupação”, analisa.
Na última quarta o fogo chegou ao muro do condomínio e ficou perigosamente próximo a uma metalúrgica. “Os Bombeiros conseguiram controlar, mas ainda há focos e estamos monitorando a situação”, completa o diretor.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pela Apa Jacuném, disse pela assessoria de imprensa que ainda não tinha concluído o balanço dos prejuízos ambientais.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…