Categories: Meio Ambiente

Defesa Civil não confirma, mas diz que vai apurar se turfa está em chamas

Combate a turfa foi intenso em 2016. Foto: Arquivo Tempo Novo

A Defesa Civil da Serra disse que vai enviar uma equipe para verificar se existe algum incêndio na área de turfa da Serra. Nesta semana, moradores começaram a reclamar sobre um forte cheiro de fumaça em vários bairros da cidade. A população afirma que o odor é muito parecido com o que era causado pelas queimadas nas turfas, que acontecem nas baixadas do Mestre Álvaro.

Para o TEMPO NOVO, o coordenador da Defesa Civil municipal, Coronel Antônio Carlos Coutinho, disse que ainda não foi confirmado nenhum incêndio na área de turfa, que fica nas proximidades do Mestre Álvaro.

Segundo Coutinho, órgão irá até o local fazer uma vistoria e apurar a reclamação dos populares. “Não temos confirmação de turfa queimando na Serra. Mas nós iremos ir até o local em breve e apurar essas reclamações”, afirmou.

+ De novo: moradores da Serra reclamam de fumaça de turfa 
+ Corpo de Bombeiros diz que turfa não está pegando fogo na Serra

O TEMPO NOVO recebeu relatos de moradores de diferentes bairros da Serra. Alguns deles são: Jardim Limoeiro, Laranjeiras Velha, Serra Dourada, Cidade Continental e até nas regiões de praias, como Portal de Jacaraípe e Balneário de Carapebus.

Os moradores afirmaram que a fumaça está incomodando e muito a população. Fabiana Cole, de Valparaíso, é uma das que está sofrendo com a fumaça. “Eu senti o cheiro muito forte junto com um calor danado em Valparaíso”, reclama.

Douglas Rodrigues, morador de Morada de Laranjeiras está sentindo o cheiro da fumaça em sua comunidade há dois dias. “Em Morada de Laranjeiras também já veio cheiro”, relata o popular. Situação parecida acontece no bairro do morador Beto Santos. “Bastante fumaça na região de Portal Jacaraípe”, disse.

De José de Anchieta II, Margarida Couto também está ficando incomodada com a fumaça. “Comecei a sentir no inicio da semana e logo pensei que podia ser a turfa. O cheiro é muito parecido. Deus queira que não seja, porque já sofremos muito com isso nos últimos anos e não quero passar mal novamente por causa de fumaça”, disse.

O que diz o Corpo de Bombeiros

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Carlos Wagner Borges, afirmou que não existe nenhum incêndio na área de turfa da Serra. “No município da Serra hoje só existe um incêndio num terreno baldio na localidade de Bicanga. E não há nenhuma outra entrada de queimada nesse sentido não”, disse.

Sobre a turfa

O incêndio na turfa é difícil de combater. O solo de turfa é formado por vegetação em decomposição e normalmente fica molhado por se tratar de área brejosa. Mas com a falta de chuva resseca e fica sujeito à combustão, que no caso do entorno do Mestre Álvaro é deflagrada após incêndios, intencionais ou não, na vegetação da superfície ou mesmo em resíduos sólidos descartados de forma irregular.

A combustão na turfa ocorre debaixo da terra e emite muito enxofre, o que agrava problemas respiratórios da população. Os incêndios na turfa viraram problema de saúde pública durante a superseca que atingiu o ES entre 2015 e 2016.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

3 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

3 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

4 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

5 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

6 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

13 horas atrás