Os nomes dos cinco vereadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara da Serra serão apresentados na sessão desta quarta-feira (01). A “CPI do Pó Preto” foi criada para investigar a participação das empresas Arcelor Mital e Vale na poluição do ar com o pó preto e gases; e pedreiras com emissão de poeira.
Segundo o vereador Basílio Antônio – da Saúde – (Pros), a CPI deverá ter em sua composição os vereadores Nacib Haddad (PDT), autor do pedido de abertura da CPI, como presidente. O vereador Aldair Xavier (PTB) como relator; primeiro secretário o vereador Basílio da Saúde; os suplentes Gilmar Carlos – o Gilmarzinho (PT) e Rodrigo Caldeira (SD). “Serão confirmados no plenário”, acrescentou.
O presidente da CPI, Nacib, disse que após a divulgação dos nomes vai marcar uma reunião com os membros e solicitar o apoio de uma assessoria jurídica.
“Vamos criar um calendário para ouvir os prejudicados, os profissionais da saúde e especialistas e, em seguida, os investigados. Espero que a gente consiga provar que a população está sendo prejudicada e estabelecer condicionantes para diminuir os impactos que vêm sendo causados”, afirma Nacib.