Na manhã deste sábado (24) dois terrenos somando 14 hectares de serviços ilegais foram fiscalizados no Bairro Praia de Capuba, em Jacaraípe. Em atendimento a uma denúncia sobre um aterro em uma lagoa, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi até o local para verificar os fatos.
Foi verificado dois terrenos com infrações, somando 14 hectares de terraplanagem e corte de vegetação nativa com uso de tração mecânica. A vegetação nativa no entorno da área terraplanada possui característica de transição de estágio inicial para médio de regeneração natural. No segundo terreno, foi identificado o aterro em locais na área de alagado, além de um barraco de madeira. Nas propriedades não há placa de identificação de proprietário e de licenciamento ambiental e no momento da fiscalização não foi encontrado máquinas nem pessoas nos locais.
Por se tratar de crime impedir a regeneração natural e construir obras poluidoras sem licença dos órgãos ambientais. A pena prevista é de quatro anos, além de multa. Como não foi possível identificar os infratores, a ocorrência será encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural para a necessária apuração.