Categories: Meio Ambiente

Degradação de rio prejudica abastecimento da cidade

Rio Santa Maria perto da captação da Cesan após chuvas: água barrenta. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

É um problema recorrente. Toda vez que chuvas mais fortes caem nas cabeceiras do principal rio que atende a Serra, o Santa Maria, o abastecimento da cidade é prejudicado por conta do excesso de barro na água do manancial, o que é resultado da degradação ambiental.  

Isso aconteceu de novo nesta semana, quando bairros da cidade tiveram o abastecimento interrompido. A Cesan admitiu o problema, disse que ele ocorre porque o barro atrasa o processo de tratamento do líquido.   

Em Nova Almeida, o morador Vilson Vieira Junior contou que faltou água à noite de sábado (16) a segunda (19) e na terça (20) pela manhã. Já em Jardim Atlântico, a moradora Helany Maria Neves da Cunha afirma que a torneira fica seca na entre 12h e 23h30 há duas semanas. No bairro São Pedro, em Jacaraípe, a moradora Shirley Paulina Covre reclama que a água falta sempre às quartas-feiras sem aviso.

Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, por conta do barro, a empresa está realizando algumas operações no sistema de abastecimento para melhor distribuição da água. A empresa pede a população de Serra e Zona Norte de Vitória – regiões atendidas pelo Santa Maria – que entre em contato pelo tel. 115, para obter informações atualizadas sobre o abastecimento no bairro em que reside. A ligação é grátis e funciona 24 horas.

Já no sistema do rio Reis Magos, inaugurado pela Cesan no final de outubro para atender 150 mil pessoas nas regiões de Serra-Sede e Civit I, não houve problemas com excesso barro. 

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

6 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

6 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

6 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

6 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

7 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

7 horas atrás