Pé de Moleque, canjica, bolo de milho, arroz doce, caldos e outros, são delícias que fazem parte das festas juninas. Nessa época do ano acontecem estes tipos de festejos em muitas escolas e comunidades e são uma boa oportunidade para os pais se divertirem com as crianças, que se encantam com tantas guloseimas. Mas, as comidas típicas servidas nas festas são saudáveis e estão liberadas para a garotada?
As nutricionistas do Viver Bem, programa de promoção à saúde da Unimed Vitória, explicam que algumas dessas guloseimas se sobressaem quando se fala de benefícios nutricionais. Destaque para o milho, que, cozido ou em forma de pipoca ou pamonha, oferece carboidratos – nossa principal fonte de energia – vitaminas do complexo B, minerais, fibras e antioxidantes.
Para as festas juninas, o conselho das nutricionistas é que a criança faça sua alimentação saudável normalmente durante todo o tempo, para que ela não desconte a fome nas comidas gostosas do evento, principalmente nos doces. “O doce não está proibido, mas deve ser consumido sem exageros”, diz Aline Sarmento, nutricionista do Grupo de Reeducação Alimentar, do Viver Bem.