Assim como adiantado pela Coluna Mestre Álvaro, o Democratas está ombreado com o ex-prefeito Audifax Barcelos visando a eleição de 2022 (leia aqui). A ideia é formar um grupo partidário e alçar Audifax na condição de candidato a governador. O ex-prefeito ficará na Rede, já que tem a garantia de receber recursos do partido na ordem de R$ 9 milhões. Enquanto o principal líder do DEM, o deputado Theodorico Ferraço rasga elogios a Audifax, ao mesmo tempo faz uma ferrenha oposição ao atual governador Renato Casagrande.
O DEM, inclusive, pode ser porta de entrada para receber audifistas; na verdade isso já está ocorrendo, já que em maio, o empresário e amigo pessoal de Audifax, Edílson Duarte passou a ser membro da nova diretoria do DEM.
A reportagem ouviu o presidente municipal do DEM, Adaucto Morais. Em tom de desacordo, ele parece não aprovar a aliança com Audifax e vai querer dialogar internamente no partido.
“Na política o diálogo é fundamental. Em véspera de ano eleitoral, intensificam-se as conversas, isso é natural. O DEM na Serra se organizou, montou chapa, elegeu vereador e está pronto para contribuir com a construção do processo eleitoral estadual onde certamente a sigla ampliará sua bancada na ALES e no Congresso Nacional. Como diz o líder maior do DEM nos estado, deputado Teodorico Ferraço, estamos ‘prudentes como serpentes e humildes como pombas’, disse
Segundo Adaucto, um possível filiação do ex-vereador Fábio Duarte – que tem sido ventilada – não poderá ser barrada pela municipal, caso venha por vias do diretório capixaba; no entanto ela afirma que não aceitará ‘canetada’.
“Em relação à filiação dos Duarte (Edílson e Fábio Duarte), se for filado via estadual não tenho como concordar ou discordar pois passa pela Executiva Estadual. No que diz respeito ao comando municipal , reitero o compromisso de continuar com nosso grupo político no comando. Inclusive antes de me manifestar conversei muito com o deputado Ferraço esta semana e o mesmo reafirmou o compromisso conosco. Aproveito para ressaltar que a abomino a prática da canetada partidária utilizada por algumas raposas políticas da Serra. Partido se constrói com grupo , honestidade e competência”, deu o recado Adaucto.