Os números de doentes por dengue na Serra não param de crescer. Só em 2019 já foram registradas mais de 15 mil pessoas infectadas e seis mortes pela doença na cidade. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.
Neste ano, já foram 15.014, enquanto no ano passado foram apenas 644. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) mostram que o aumento dos casos, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de mais de 2.200%. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada, sendo confirmados, respectivamente, 40 e 38 casos na cidade em 2019.
Para tentar frear a dengue e as outras patologias transmitidas pelo Aedes aegypti, a Prefeitura da Serra vai realizar um novo mutirão contra o mosquito transmissor no final deste mês, cuja data ainda está sendo definida. Além disso, o Município diz ter intensificado ações de combate em locais de maiores notificações com carro fumacê, ações de educação, visitas domiciliares e em ferros-velhos, borracharias e floriculturas.
Bairro de Jacaraípe é onde mais pega se dengue na cidade
Sendo a cidade da Grande Vitória com mais casos de dengue confirmados, a Serra está passando por uma epidemia da doença. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), divulgou a lista das comunidades onde mais se adoece por dengue na cidade e o Bairro da Laranjeiras – região de Jacaraípe – lidera o triste ranking.
Os bairros onde mais se adoece por dengue na Serra são: Bairro das Laranjeiras, Nova Carapina I, Feu Rosa, Planalto Serrano e Barcelona. A secretaria não divulga a quantidade de casos por bairro.
Bairros onde mais se adoece por dengue |
1. Bairro das Laranjeiras |
2. Nova Carapina I |
3. Feu Rosa |
4. Planalto Serrano |
5. Barcelona |