Categories: Saúde

Dengue aumenta e adoece mais de 2.600 moradores da Serra

Dengue e zika são transmitidas pelo Aedes aegypti. Foto: Divulgação

Com risco de ter um novo surto de dengue neste ano, a Serra já registrou 2.606 casos da doença somente em 2020. Felizmente, sem nenhum óbito. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que segue fazendo ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da zika e da chikungunya.

Os números são menores do que em 2019, quando neste mesmo período eram 4.858 casos de dengue. No ano passado, foram mais de 17 mil casos da doença durante os 12 meses, além de 10 mortes. Mesmo assim, a Serra e outras cidades capixabas foram colocadas em alerta pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, os casos devem voltar a aumentar durante os próximos meses deste ano e pode haver um novo surto.

Tentando conter a expansão da doença, a Prefeitura da Serra continua com as ações de combate à dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, equipes da prefeitura percorrem todos os bairros da Serra.  “As atividades em pontos estratégicos e o carro fumacê continuam normalmente. Também estão sendo feitas atividades como controle vetorial  em áreas de terrenos baldios e visitas às áreas externas de residências.”

Ainda segundo a Sesa, os bairros com mais notificações este ano são: São Domingos, Campinho da Serra I, Nova Almeida (centro) e Taquara II.

Dicas de prevenção

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

– Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

– Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás