A Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as Secretarias de Serviços (Sese) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realiza nesta sexta-feira (24) e sábado (25), das 8 às 12 horas, no bairro Planalto Serrano A, B e C, um grande mutirão para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
As casas de todos os quarteirões identificadas com foco do mosquito, segundo levantamento da Sala de Situação em Saúde do município, serão visitadas e seus moradores orientados sobre como evitar e combater a proliferação do mosquito. Além das orientações, será feita inspeção em locais que podem acumular água, como ralos, vasos de planta e depósitos de geladeira, e ressaltada a importância de manter as caixas d’água bem tampadas ou teladas.
“É muito importante que os moradores recebam os agentes para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, mesmo que não tenham quintal ou residam em apartamento. Além disso, vale ressaltar que as equipes atuam sempre uniformizadas”, informa Fernanda Coimbra, secretária de Saúde da Serra.
Os trabalhos do mutirão também envolvem limpeza, capina, roçada de vegetação, recolhimento de entulhos e serviço de tapa buraco. O secretário de Serviços Enivaldo Dias informa que essa ação é grande importância para diminuir os focos do mosquito, bem como de outras pragas. “É importante que a população receba as equipes e sigam as orientações como evitar deixar água parada para prevenção de doenças e proteção da saúde”, destaca.
O Setor de Pragas Urbanas dá suporte ao trabalho e atua com o controle e combate aos mosquitos e roedores com o uso de produtos químicos, e é responsável por realizar o repasse de informações sobre vetores (carrapatos, pulga, formiga) e animais sinantrópicos (morcegos, pombos, aranhas, cobras, caramujos), destaca Fernanda.
A secretária acrescenta que quanto aos vetores, antes do trabalho químico é feito um estudo técnico rigoroso em locais que estejam ocorrendo alta infestação para que somente após isso seja feito esse tratamento.
“Esse trabalho complementar, com programação independente e fiscalizações que ocorrem regularmente durante todo o ano, é referente aos roedores e carrapatos. Após análise criteriosa dos lugares de maior infestação são aplicados os produtos químicos”, ratifica Fernanda Coimbra.
Confira as dicas para combater o Aedes aegypti:
– Lavar diariamente o pote de água dos animais de estimação;
– Guardar pneus em locais secos e cobertos;
– Armazenar garrafas vazias com o gargalo virado para baixo;
– Limpar e manter tampada as caixas d’água, cisternas e reservatórios;
– Escorrer a água dos vasos de plantas;
– Verificar semanalmente o depósito da geladeira;
– Manter o lixo ensacado e só colocar na rua no momento de o carro coletor passar;
– Manter a piscina limpa e com água tratada;
– Limpar calhas e telhados periodicamente para evitar o acúmulo de água.
Com 3.778 casos de dengue confirmados em 2025, o Espírito Santo entrou numa lista de estados em alerta para o aumento de incidências de casos, segundo o Ministério da Saúde. Além dele, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul, que segundo o órgão estão sendo monitorados “ainda mais de perto”.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…