A ministra da Saúde, Nisia Trindade, estará na Serra, neste sábado (2), para a ação do Dia D de Mobilização Contra a Dengue. A iniciativa, que ocorre em todo o país e tem como objetivo mobilizar gestores estaduais e municipais e toda a sociedade para a importância da prevenção da doença e da eliminação dos focos da dengue.
O evento vai ocorrer as 10h na Unidade Regional de Feu Rosa. A mobilização é nacional e conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população capixaba.
Atualmente, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do país. Além disso, é importante ressaltar que outros vírus podem estar circulando, como o oropouche, na região Norte. Daí a importância dos esforços feitos para fortalecer a vigilância sentinela e virológica. Desde o início de 2024 até agora foram notificados cerca de 973 mil casos suspeitos de dengue no país, com 195 óbitos confirmados. No Espírito Santo, são 33,4 mil casos prováveis de dengue, com três óbitos confirmados.
Serra:
Segundo dados do último Informe Técnico sobre Arborviroses produzido pelo município, referentes aos dias 04/02/2024 a 10/02/2024, foram notificados 1.614 casos de dengue até o dia 10 de fevereiro. No mesmo período de 2023, foram 2.431.
Somente no mês de janeiro, foram 982 notificações. No mês de janeiro de 2023, foram 1.366. Não houve óbito por dengue na Serra em 2024. No mesmo período em 2023, ocorreram 02 óbitos.