Em pouco mais de três meses, a Serra já confirmou 5.194 casos de dengue, além de uma morte pela doença e outras quatro que estão em investigação para confirmar se o óbito foi ou não causado pelo vírus. Vale lembrar que a cidade está em alerta máximo para uma possível epidemia de dengue. Além de ser o município com mais casos de dengue da Grande Vitória, foi o primeiro a registrar morte pela doença no estado em 2019.
Enquanto isso, a prefeitura afirma que segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, que, além da doença, transmite zika e chikungunya. Só a dengue teve aumento de mais 1.600% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, não foi confirmado nenhum óbito por zika ou chikungunya, que já têm, respectivamente, 33 e 14 registros na cidade em 2019.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o combate ao Aedes aegypti vem sendo intensificado desde dezembro de 2018, com realização de força-tarefa e mutirões nos bairros onde têm mais notificações e incidência de dengue, além das ações de bloqueio do vetor. Para isso,são utilizados carros-fumacê e de UBV, bombas costais e larvicidas, como também visitas domiciliares a terrenos baldios e a locais estratégicos, como ferros-velhos, floriculturas e borracharias.
O subsecretário de Saúde, Aldo Lugão, disse que a população precisa ajudar no combate. “Cerca de 90% dos focos dos mosquitos estão dentro das casas. Só o fumacê, só as armadilhas e toda nossa campanha não serão suficientes se a população não estiver junto,fazendo a parte dela”, destaca.
Outro problema causado pelo aumento nos casos de dengue é a sobrecarga nas UPAs de Serra Sede e Carapina. “A gente orienta procurar as unidades básicas ou regionais de saúde. Se for dentro do horário de funcionamento delas, é melhor o paciente ir para as unidades e não para uma das UPAs, que estão sobrecarregadas”, explica Lugão.
A prefeitura da Serra conta com o serviço do Disque-Dengue, pelo qual moradores podem tirar dúvidas e realizar denúncias de possíveis criadouros do mosquito, sem se identificar ou tirar dúvidas. O telefone é o 3228-5394 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…