Em pouco mais de três meses, a Serra já confirmou 5.194 casos de dengue, além de uma morte pela doença e outras quatro que estão em investigação para confirmar se o óbito foi ou não causado pelo vírus. Vale lembrar que a cidade está em alerta máximo para uma possível epidemia de dengue. Além de ser o município com mais casos de dengue da Grande Vitória, foi o primeiro a registrar morte pela doença no estado em 2019.
Enquanto isso, a prefeitura afirma que segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, que, além da doença, transmite zika e chikungunya. Só a dengue teve aumento de mais 1.600% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, não foi confirmado nenhum óbito por zika ou chikungunya, que já têm, respectivamente, 33 e 14 registros na cidade em 2019.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o combate ao Aedes aegypti vem sendo intensificado desde dezembro de 2018, com realização de força-tarefa e mutirões nos bairros onde têm mais notificações e incidência de dengue, além das ações de bloqueio do vetor. Para isso,são utilizados carros-fumacê e de UBV, bombas costais e larvicidas, como também visitas domiciliares a terrenos baldios e a locais estratégicos, como ferros-velhos, floriculturas e borracharias.
O subsecretário de Saúde, Aldo Lugão, disse que a população precisa ajudar no combate. “Cerca de 90% dos focos dos mosquitos estão dentro das casas. Só o fumacê, só as armadilhas e toda nossa campanha não serão suficientes se a população não estiver junto,fazendo a parte dela”, destaca.
Outro problema causado pelo aumento nos casos de dengue é a sobrecarga nas UPAs de Serra Sede e Carapina. “A gente orienta procurar as unidades básicas ou regionais de saúde. Se for dentro do horário de funcionamento delas, é melhor o paciente ir para as unidades e não para uma das UPAs, que estão sobrecarregadas”, explica Lugão.
A prefeitura da Serra conta com o serviço do Disque-Dengue, pelo qual moradores podem tirar dúvidas e realizar denúncias de possíveis criadouros do mosquito, sem se identificar ou tirar dúvidas. O telefone é o 3228-5394 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…
Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…
Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…
A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…
Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…
O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…