Categories: ArquivoSaúde

Dengue continua avançando e já adoeceu 1,8 mil este ano

Já foram registrados 1.846 casos de dengue em 2019. Foto: Agência Brasil. Foto: Agência Brasil

Os casos de dengue no município da Serra seguem aumentando e já cresceram 1.140% este ano, em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que pede ajuda à população para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

No total, já foram registrados 1.846 casos de dengue em 2019. Por sua vez, nomesmo período do ano anterior,os números eram bem menores, com apenas 149 casos confirmados. E nestes primeiros dias de 2019, foram 11 casos de zika e 10 dechikungunya. No mesmo período de 2018, foram nove registros de zika e 14 de chikungunya. Não há registro de morte por nenhuma das três doenças neste ano.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria de Saúde aumentou a frequência do fumacê e a aplicação do UBV pesado nos bairros para combater o mosquito. Também foi realizado um mutirão de combate durante duas semanas, em parceria com a Secretaria de Serviços.

Durante os mutirões, foram intensificadas as ações de combate nos bairros onde há maior número de focos ou casos de dengue. Também nesses locais serão realizadas ações como visitas domiciliares, carro fumacê, limpeza de terrenos e utilização de bombas costais. Os bairros são: Feu Rosa, Jardim Bela Vista, Palmeiras, São Diogo 1 e 2, Nova Carapina 1 e 2, Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso, Jardim Carapina, André Carloni e Carapina Grande.

O município também está preparando o quarto Levantamento da Infestação de Aedes aegypti (LirAa), que ainda não tem previsão para ser finalizado. A ferramenta foi criada para identificar os locais com focos do mosquito, possibilitando traçar um mapa dos mais infestados. Com isso, a prefeitura consegue planejar melhor as ações de combate ao Aedes aegypti e criar estratégias para exterminar os criadouros.

Além disso, o Município anunciou que irá confiscar terrenos baldios de quem não limpá-los após as notificações. A prefeitura pede o apoio da população para que denuncie possíveis focos do mosquito transmissor por meio do número 3228-5394. A denúncia pode ser anônima e vale para criadouros tanto em casas como ferro-velho, empresas, entre outros locais.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Campanha praia limpa começa neste sábado (21) na Serra

A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…

17 horas atrás

Natal Solidário acontece neste sábado (21) na Serra

A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…

17 horas atrás

Última sessão na Câmara da Serra é marcada por emoção e despedidas

A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…

18 horas atrás

Comunicados – 20/12/2024

publicidade legal - 20-12-2024Baixar

21 horas atrás

A luta pela vida de Murilinho: o bebê que desafiou a ciência e emocionou médicos no ES

Daniele, Murilinho e Thiago na maternidade no momento do nascimento da criança. Crédito: Acervo familiar Um verdadeiro milagre iluminou o…

21 horas atrás

Distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra

Com a nova lei, as distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra. Crédito: Divulgação A Prefeitura…

21 horas atrás