Categories: ArquivoSaúde

Dengue continua avançando e já adoeceu 1,8 mil este ano

Já foram registrados 1.846 casos de dengue em 2019. Foto: Agência Brasil. Foto: Agência Brasil

Os casos de dengue no município da Serra seguem aumentando e já cresceram 1.140% este ano, em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que pede ajuda à população para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

No total, já foram registrados 1.846 casos de dengue em 2019. Por sua vez, nomesmo período do ano anterior,os números eram bem menores, com apenas 149 casos confirmados. E nestes primeiros dias de 2019, foram 11 casos de zika e 10 dechikungunya. No mesmo período de 2018, foram nove registros de zika e 14 de chikungunya. Não há registro de morte por nenhuma das três doenças neste ano.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria de Saúde aumentou a frequência do fumacê e a aplicação do UBV pesado nos bairros para combater o mosquito. Também foi realizado um mutirão de combate durante duas semanas, em parceria com a Secretaria de Serviços.

Durante os mutirões, foram intensificadas as ações de combate nos bairros onde há maior número de focos ou casos de dengue. Também nesses locais serão realizadas ações como visitas domiciliares, carro fumacê, limpeza de terrenos e utilização de bombas costais. Os bairros são: Feu Rosa, Jardim Bela Vista, Palmeiras, São Diogo 1 e 2, Nova Carapina 1 e 2, Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso, Jardim Carapina, André Carloni e Carapina Grande.

O município também está preparando o quarto Levantamento da Infestação de Aedes aegypti (LirAa), que ainda não tem previsão para ser finalizado. A ferramenta foi criada para identificar os locais com focos do mosquito, possibilitando traçar um mapa dos mais infestados. Com isso, a prefeitura consegue planejar melhor as ações de combate ao Aedes aegypti e criar estratégias para exterminar os criadouros.

Além disso, o Município anunciou que irá confiscar terrenos baldios de quem não limpá-los após as notificações. A prefeitura pede o apoio da população para que denuncie possíveis focos do mosquito transmissor por meio do número 3228-5394. A denúncia pode ser anônima e vale para criadouros tanto em casas como ferro-velho, empresas, entre outros locais.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Drogas são apreendidas dentro de máquina de lavar na Serra

Reprodução ROMU Agentes da Guarda Civil Municipal da Serra apreenderam drogas e munições numa máquina de lavar roupa numa casa…

7 horas atrás

Fim de semana nublado na Serra

A sábado amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida Mais um fim de semana se inicia nesta sábado (16)…

12 horas atrás

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

1 dia atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

1 dia atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

1 dia atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

1 dia atrás