A nova atualização da Secretaria de Saúde da Serra revelou um dado alarmante: a cidade registrou uma média de 99 casos confirmados de dengue por dia nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024.
Até agora, foram confirmados 9.017 casos da doença no município em 2024. Apesar do elevado número de confirmações, a Serra não registrou nenhuma morte decorrente da dengue este ano.
Comparativamente, no mesmo período do ano anterior, foram confirmados 10.000 casos de dengue, além de duas mortes causadas pela doença.
Por meio de um comunicado, a Secretaria de Saúde da Serra também enfatizou que o aumento no número de casos de dengue foi observado em todo o Brasil, e não apenas na Serra.
Esse aumento preocupante levou o Governo do Estado a declarar situação de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, em virtude do cenário epidemiológico das arboviroses, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
A Secretaria de Saúde da Serra orienta que a população que apresenta sintomas de dengue busque atendimento na sua unidade de saúde de referência, e em caso de urgência e emergência, em uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS Castelândia, Carapina e Serra Sede) ou no Pronto Atendimento Pediátrico (anexo ao Hospital Materno Infantil).
Para intensificar o atendimento já realizado nas unidades de saúde, também foram abertos dois pontos de hidratação como reforço: na Unidade Regional de Valparaíso, que funciona das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriados; e na Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte, que funciona de segunda à sexta-feira, das 07 às 19 horas.
A equipe da Saúde está preparada para abrir outros pontos de hidratação se necessário, e já definiu locais estratégicos para isso.
Os Agentes de Combate à Endemias estão presentes em eventos de grande concentração de pessoas que são realizados todo mês como o Serra + Saúde e Serra + Cidadã com ações de combate, panfletagem e orientação aos munícipes sobre como eliminar focos de dengue.
Também são realizados mutirões contra a dengue em bairros estratégicos em parceria com outras pastas da Prefeitura da Serra e instituições como o Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Entre as ações reforçadas pelo Centro de Vigilância Ambiental em Saúde da Serra está o combate à dengue envolvendo a comunidade realizado, especialmente, aos finais de semana, com visitas domiciliares.
O objetivo é reduzir as pendências e acessar imóveis fechados nos dias úteis. Nas visitas, são eliminados focos do mosquito e o residente também é instruído a fazer o mesmo em sua casa.
A trabalhadora doméstica lone Félix dos Santos, de 40 anos, morreu após ser atingida por um disparo durante um tiroteio…
O professor tinha ido buscar a filha para tomar sorvete quando foi surpreendido por um atirador/ Reprodução Redes Sociais. Um…
A Folia de Reis de Nova Almeida acontece na igreja e também percorre as casas de moradores da comunidade. Foto:…
O céu amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli A chegada deste sábado (4) marca o primeiro fim de…
Foto: Divulgação ROMU Na última segunda-feira, 30, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra,…
A entrada para a exposição é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição online no Sympla/Divulgação Os fãs de Harry…