Categories: NotíciasSaúde

Dengue já adoeceu 5,5 mil e matou duas pessoas na Serra

O subsecretário de Saúde, Aldo Lugão, disse que a cidade corre risco de epidemia. Prefeitura afirma que está combatendo mosquito e pede ajuda a morador. Foto: Fiocruz

Com mais de 5.570 casos de dengue, a Serra já registrou duas mortes pela doença em 2019. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, forças-tarefas e mutirões nos bairros são algumas das ações de combate.

Na semana passada, em comparação a 2018, o aumento nos casos de dengue já era de 1.600%, já que na ocasião eram 5.194 casos, contra 294 do ano passado. Outro número que chama a atenção é que o ano de 2018 fechou com 1.307 casos, enquanto este ano já foram 5.573 em menos de quatro meses.

Em março, o subsecretário de saúde da Serra, Aldo Lugão, disse que o município estava em alerta máximo para uma possível epidemia de dengue, mas a assessoria de comunicação da prefeitura da Serra descartou, na tarde da última quarta-feira (17), que a cidade esteja passando por uma epidemia ou surto de doença.

Ainda de acordo com a prefeitura, o combate está sendo intensificado desde dezembro de 2018 nos bairros com mais notificações de dengue. Fumacê e visitas domiciliares também são algumas das ações. A prefeitura ainda garante que está distribuindo repelente para os moradores e pede o apoio da população para que denuncie possíveis focos do mosquito transmissor por meio do número 3228-5394. A denúncia pode ser anônima.

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

1 hora atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

1 hora atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

2 horas atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

2 horas atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

3 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

3 horas atrás