Tempo de chuva é comum nos últimos meses do ano e com ele a proliferação do mosquito da dengue. Para dar conta da situação está reaberta a guerra contra o aedes. Começa nesta terça-feira (14) e vai até o dia 18 deste mês nos bairros da Serra o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) realizado pelos agentes de Combate à Endemias.
O levantamento é fundamental para traçar o mapa da dengue no município e criar planos de ações mais eficientes que serão executados ao longo do ano. Além da orientação que os moradores da cidade terão sobre os riscos da doença e suas formas de prevenção.
De acordo com a assessoria da Prefeitura da Serra a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou 100 profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde, entre agentes de Combate as Endemias (ACE) e supervisores técnicos.
Segundo o Ministério da Saúde, o índice de infestação de dengue considerado ideal é inferior a 1%.
A população tem um papel fundamental no combate a dengue principalmente ao eliminar os depósitos de água, que servem como criadouros para o Aedes aegypti.
Vale ressaltar que, independentemente da realização deste levantamento, o setor de Combate à Dengue e a Vigilância Ambiental de Saúde (VAS) já desenvolvem periodicamente ações para o combate à dengue.