Os números de doentes e mortos por dengue na Serra não param de crescer. Só em 2019 já foram registradas mais de 15.622 pessoas infectadas e sete mortes pela doença na cidade. Nesta semana, a Prefeitura da Serra realizou um mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.
O mutirão aconteceu em Planalto Serrano, que é uma das comunidades onde mais se pega dengue na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os bairros com grande número de moradores que já foram infectados são: Bairro das Laranjeiras, Nova Carapina I, Feu Rosa, Planalto Serrano e Barcelona.
No total, já foram 15.622, enquanto que no ano passado foram apenas 666. Dados da Sesa mostram que o aumento dos casos, em comparação ao mesmo período de 2018, é de mais de 2.200%. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada, sendo confirmados, respectivamente, 112 e 50 casos na cidade em 2019.
Para tentar frear a dengue e as outras patologias transmitidas pelo Aedes aegypti, além de mutirões, a Prefeitura diz ter intensificado ações de combate em locais de maiores notificações com carro fumacê, ações de educação, visitas domiciliares e em ferros-velhos, borracharias e floriculturas.