Categories: Notícias

Coronavírus: veja como denunciar aglomerações e festas irregulares na Serra

Fotografia feita em Jacaraípe no último domingo (09). Foto: Ana Paula Bonelli

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas ainda insistem em causar aglomerações e desrespeitar as determinações para evitar o avanço da Covid-19. Neste fim de semana, por exemplo, a Serra registrou cenas de praias lotadas e bares com música ao vivo, além de algumas outras aglomerações ocorridas em comunidades. Mas neste caso, como denunciar e com quem a população deve entrar em contato?

Ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra afirmou que os casos de aglomerações devem ser denunciados pelo telefone 190, da PM, que funciona 24h por dia. Além disso, a prefeitura recebe denúncias pela Ouvidoria. O funcionamento é das 8 às 17 horas. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 162, 3291-2011 e 0800 283 9780. A população também pode fazer uso dos serviços da Ouvidoria no site (clique aqui para acessar).

Ainda segundo o Município, todas as denúncias de aglomeração ou comércio irregular são registradas na Ouvidoria e encaminhadas à Secretaria de Defesa Social (Sedes), para realizar a ação de fiscalização. “A Sedes coordena os trabalhos das equipes de fiscalização da prefeitura em conjunto com as demais secretarias e a Polícia Militar”, afirmou a Prefeitura da Serra em nota encaminhada para a reportagem.

Conforme noticiado na tarde desta segunda-feira (10), mesmo em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas praias da Serra ficaram lotadas durante este fim de semana. O pior de tudo é que nem ao ar livre as pessoas estavam respeitando o distanciamento social, medida essa que é extremamente necessária para evitar o avanço da Covid-19. Na cidade, já são 11.701 casos confirmados, 443 moradores mortos e 10.479 pacientes curados.

O fim de semana também foi de muitos bares com música ao vivo na cidade. Conforme noticiado, mesmo sendo proibido o funcionamento, bares e lanchonetes estão promovendo eventos durante os fins de semana e também causando aglomerações em ambientes fechados. As principais denúncias recebidas pela reportagem foram de moradores de Parque Residencial Laranjeiras, Porto Canoa e Colina de Laranjeiras.

O TEMPO NOVO acionou a Prefeitura da Serra para saber se ainda estão sendo feitas fiscalizações em praias da cidade, com acontecia no início, onde os banhistas eram orientados a se retirar dos balneários. Segundo uma nota enviada, o Município segue as orientações do Governo do Estado. Também orienta a população a usar máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações.

Informou ainda que a Prefeitura realiza ações preventivas, como distribuição de máscaras para a população. Inclusive, no último sábado (8) a Guarda Municipal mediu temperatura e entregou máscaras nas praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

Já sobre os bares, na semana passada a Prefeitura emitiu uma nota informando que o funcionamento ainda continua proibido. “Atualmente o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes para atendimento presencial, de acordo com decreto estadual, continua vetado no Município da Serra, sendo permitida a abertura de lanchonetes e restaurantes para vendas na modalidade ‘delivery’ ou com entrega no local”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

3 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

11 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

11 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

11 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

12 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

12 horas atrás