Por Eci Scardini e Conceição Nascimento
Mais um partido pode estar entrando na fila para abrigar o prefeito da Serra Audifax Barcelos, caso ele realmente decida desfiliar-se do PSB. Depois do Rede Sustentabilidade que não sai do papel e dos rumores sobre o PV; as especulações agora se voltam para o PMDB.
Tem sido fortes os rumores em alguns setores da política estadual dando conta de que o prefeito Audifax poderá se filiar no partido do governador Paulo Hartung, por onde tentaria a sua reeleição. O PMDB entrou na rota do prefeito em virtude do Rede não ter conseguido até o momento o seu registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Fontes não oficiais dizem que o prefeito teria conversado por telefone com a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência do país, Marina Silva e teria assegurado sua filiação ao Rede desde que o mesmo consiga o seu registro até o dia 15 de setembro.
Quanto ao PV, apesar dos rumores, a filiação do prefeito no Partido Verde não chegou a ganhar força. Em relação ao PMDB não há confirmação se a iniciativa teria surgido do próprio prefeito Audifax, se teria sido de algum parlamentar peemedebista ou se teria sido o governador Paulo Hartung o autor do convite. O que se sabe é que o prefeito teve uma agenda de trabalho com o governador semanas atrás e a partir daí a ideia vem prosperando.
Assessores do prefeito dizem que ele teria ido solicitar ao governador Paulo Hartung empenho na retomada da reforma de três escolas estaduais que estão com as obras paralisadas; o reinício das obras do Faça Fácil, em Laranjeiras; o reinício das obras do contorno de Jacaraípe; o início das obras do contorno do Mestre Álvaro e a consolidação de um convênio com o Detran, visando a revitalização da Norte Sul, no trecho que corta Jardim Limoeiro.
Perguntado sobre o assunto esta semana, durante um encontro com as comunidades em Nova Carapina, o prefeito Audifax Barcelos disse que “toda minha energia e meu tempo é com a cidade. Não está na hora de eleição. Não estou pensando em questão partidária, mas em trabalhar”.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do governador Paulo Hartung (PMDB) e foi informada de que o mesmo se encontrava no velório do ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Gabriel da Palha, Dário Martinelli, falecido na tarde de última quinta-feira (3). Disse que, em princípio este é um tema que o governador não comenta. “Ele já orientou que não comenta. Estamos no velório”, disse o assessor, que em seguida acrescentou que buscaria uma declaração de Hartung sobre o assunto.
A assessoria de Ricardo Ferraço também informou que ele se encontrava no velório de Martinelli e que retornaria em seguida. Já o presidente estadual do PMDB, Lelo Coimbra, não atendeu às ligações da reportagem e nem visualizou as mensagens enviadas via WhatsApp.
Um partido para chamar de seu
Em tese, o prefeito Audifax precisaria de um partido para chamar de ‘seu’ e assim aumentar o cacife no mercado político do Estado. Em várias conversas informais, assessores mais próximos do prefeito falam que o PT tem João Coser; o PDT tem Sérgio Vidigal; o PSB é de Renato Casagrande; o PR é de Magno Malta; o PPS é de Luciano Resende; o PMDB de Paulo Hartung e o PSDB que é mais fracionado: Luiz Paulo Velloso Lucas, Cesar Colnago e Max Filho que vem crescendo na sigla, além de sofrer forte influência de Hartung.
Daí a preferência inicial de Audifax de ir para a Rede. Mas diante da incerteza sobre a oficialização da legenda, o PMDB seria boa opção.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…