Clarice Poltronieri
Já pensou em subir ao altar com alguém com quem vive há décadas? Neste sábado, 46 casais de Jacaraípe vão participar de um casamento religioso coletivo, e todos eles já vivem juntos há algum tempo. A ideia foi do padre da Paróquia de São Pedro, em Jacaraípe, Renato Criste Covre, que promoveu uma campanha desde abril para abençoar na igreja os casais que moram juntos há anos, mas que ainda não tinham tido a oportunidade de fazer o tradicional rito religioso que sempre emociona.
Juntos há mais de 28 anos, Shirley Paulina Covre e Devilson Almeida, aproveitaram o embalo para subir ao altar no mesmo bairro em que se conheceram e vivem até hoje.
“Desde que a conheci, quis me casar, mas ela não queria, então respeitei isso. Moramos juntos há quase 29 anos e ela sempre correu de casar. Só depois que nosso filho se casou, veio à vontade dela. E eu topei claro. Já casamos no cartório, agora só falta na igreja”, narra Devilson, mais conhecido como ‘Moreno’.
Para Shirley, ainda houve outro estímulo. “Casar nunca foi meu sonho, mas fiquei encantada com o matrimônio do meu filho. E ainda tenho uma filha para casar, então decidi estimular me casando também. Estou ansiosa, como acho que ficam todas as noivas. Escolhi um vestido simples, mas de noiva, claro. Eu e Moreno passamos muitas dificuldades juntos e aprendemos a tolerar os defeitos um do outro. Depois de tanto tempo dividindo o mesmo espaço e sendo parceiros, já era hora de abençoar nossa relação”, explica Shirley.
E quem ajudou a executar a ideia do padre também aprovou. “Alguns eram casados no civil, outros nem isso. A Pastoral da Família deu assistência e orientou em cada passo: quem não tinha casado no civil, ajudamos a conseguir o casamento social, em que só pagam as taxas do governo, sem taxas de cartório. Eles estão felizes, muitos até choraram no ensaio e foi um aprendizado muito grande para nós também. Pretendemos fazer anualmente”, disse Reginaldo Joaquim Xavier, membro da Pastoral.
Os casamentos acontecerão em dois horários na igreja matriz da Paróquia de São Pedro, em Jacaraípe: 23 casais às 10h e os demais às 18h. Quem quiser assistir, é só chegar. A decoração da igreja e demais despesas serão todas por conta da Paróquia.