Desde janeiro deste ano, na Serra, mais de 1.400 animais foram resgatados das ruas por meio do Programa ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos.
Um deles é um cachorro, que recebeu o nome de Zeus e foi resgatado no bairro Camará, na Serra. Zeus foi levado pelo ARCA para uma clínica particular que possui contrato com o município com histórico de atropelamento.
De acordo com a diretora do Departamento de Bem Estar Animal da Serra, Milagros Guerra, que também é veterinária, o cachorro estava bem machucado com fratura na tíbia e na fíbula. “Ele realizou cirurgia ortopédica de osteossíntese no último dia 08 de junho. Em seguida ele também passou pela cirurgia de castração e está com esquema vacinal completo”, contou Milagros.
A cirurgia de osteossíntese é uma intervenção cirúrgica nas extremidades de osso fraturado, visando manter unidas as bordas por meio de sutura, anel, placa ou outros meios mecânicos.
Atualmente, Zeus hoje está totalmente reabilitado e de alta médica. “O Zeus chegou para o ARCA por meio de pedido dos moradores do bairro. Ele veio com histórico de atropelamento e com fraturas. Pessoas que moram na comunidade cuidam dele na rua, alimentando e promovendo cuidados básicos. Ele já pode ser adotado, mas caso não seja, será devolvido ao mesmo local de onde foi resgatado a pedido dos moradores e será um animal comunitário”.
+ Mais de 24 mil animais já foram vacinados contra a raiva na Serra
Conheça o ARCA da Serra
O programa ARCA da Serra presta atendimento a animais sem dono que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Este serviço poderá ser solicitado pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, todos os dias, inclusive feriado, por meio do número (27) 98166-0447 e após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção.
Os animais recolhidos pelo ARCA em sua maioria estão gravemente feridos ou foram vítimas de maus-tratos. Todos eles passam por tratamento quando necessário, são castrados e colocados para adoção posteriormente.
Segundo dados da Prefeitura da Serra, o ARCA já resgatou 1.126 animais resgatados, sendo 835 cães e 291 gatos. Destes 77 foram adotados por meio de feiras de adoção realizadas pelo município.
O Programa ARCA deu início as suas atividades no dia 12 de janeiro deste ano e desde que foi lançado foram realizados 1.412 atendimentos, entre resgates e castrações.
Outros 287 animais foram cuidados e castrados e devolvidos para a comunidade. “Neste momento temos 187 animais disponíveis para adoção que podem ser conferidos na página do Rancho Bela Vista (clique aqui para acessar). No caso dos animais comunitários, são aqueles que a comunidade já cuida na rua. Nesta situação, o município cuida do animal que porventura se fere, castra e devolve ao morador responsável”, disse a veterinária Milagros Guerra que é a diretora do Departamento de Bem Estar Animal da Serra.
Ainda segundo informações do programa, 177 animais resgatados pelo ARCA estão em tratamento e em breve serão devolvidos para os tutores comunitários.
Para o resgate, é necessário que o morador envie para o número de WhatsApp: seu nome, foto e vídeo do animal com endereço. “A orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada. Recolhemos animais gravemente feridos, que não tenha tutor, conforme decreto 2.274 de 11 de janeiro de 2022”, detalhou Milagros.
Os cães ou gatos resgatados e disponíveis para adoção serão vermifugados, vacinados e receberão um microchip no qual estarão as informações do animal e dados relativos ao tutor. Animais que vão para a clínica somente para castrar também são microchipados, antes de ser devolvido ao dono.
“O uso do microchip vai ajudar na garantia do bem estar dos animais após receberem os cuidados, pois será possível identificar e responsabilizar os tutores caso os animais passem por situações de maus tratos ou abandono”.
Para colocar o programa em prática, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal investiu R$ 2,4 milhões na iniciativa. Os serviços médicos e de recolhimento dos animais são realizados por uma clínica terceirizada, localizada no bairro Belvedere, que também ficará responsável por abrigar os cães e gatos sem tutores até que eles sejam adotados.
+ Programa de resgate da Serra já atendeu mais de 1.400 cães e gatos
Castração na Serra
Através do ARCA também é possível cadastrar cães e gatos para castração gratuita. Os serviços do programa são realizados via contrato com uma clínica particular.
A prioridade de atendimento será para tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes e o serviço já pode ser solicitado clicando aqui.
“A prioridade do ARCA é o atendimento de ongs, protetores independentes e pessoas que sejam cadastrados no CadÚnico. Depois de atendidas estas prioridades, atenderemos os outros casos”, explicou a veterinária.
Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer cadastramento via internet, pelo endereço programaarca.serra.es.gov.br, ou pelo telefone (27) 3291-2399. Após a realização do cadastro, será feita a seleção dos tutores, de acordo com os critérios de prioridade do programa e em seguida o encaminhamento para a clínica que irá realizar o tratamento.
Antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e dadas orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.
De acordo com Milagros, 4.362 tutores se cadastraram no programa. Os números mostram a inda que estes tutores, cadastraram 8.821 animais para castração gratuita. 3.889 são cães e 2.977 gatos.
Tem também o cadastro de protetores e ongs do município. Ao todo são 173 cadastros de protetores, 1.911 animais deste grupo, sendo 887 cães e 1.024 gatos. Uma ong fez cadastro de 36 animais, sendo 33 cães e 3 gatos.