A trilha de Furnas, uma das que leva até o topo do Mestre Álvaro, na Serra, está liberada para as subidas ecológicos. Isto porque, a Prefeitura da Serra com apoio das ongs Guardiões do Mestre e Amigos do Mestre, realizou no último domingo (13), a rolagem de quatro pedras que impediam a utilização da Trilha de Furnas, na APA Mestre Álvaro. A ação contou o apoio da Secretaria de Defesa Social, Guarda Municipal e Defesa Civil.
O processo de rolagem foi realizado com a utilização de enxadões e cavadeiras para soltar mais as pedras do solo e a alavancar para um poço onde outras rochas já estão localizadas.
De acordo com a chefe da Divisão de Administração de Unidades de Conservação da Semma, Danielle Fátima de Aquino, essa ação é necessária para manter a segurança das pessoas que fazem trilha no local.
“Agora conseguimos melhorar a segurança da Trilha das Águas. Mas mesmo assim, quem quiser visitar, deve contratar guias para evitar se perder”, recomendou.
A Defesa Civil da Serra emitiu, recentemente, Parecer Técnico recomendando a não utilização da Trilha de Furnas na APA Mestre Álvaro justamente por causa da instabilidade destas pedras. Após a rolagem, o local está livre para ser utilizado novamente. É importante lembrar que a APA possui ainda outras três trilhas: Norte, Três Marias e Pitanga.
Com a retirada das pedras, a trilha agora está liberada para os aventureiros. O Mestre Álvaro é um monumento natural de destaque na Serra, que possui 833 metros de altura, apresentando vegetação e fauna da Mata Atlântica. Muitos recursos hídricos que fazem parte de três bacias hidrográficas diferentes, além de compor o corredor ecológico Duas Bocas-Mestre Álvaro.
O local foi transformado em Unidade de Conservação, sendo denominado APA Estadual de Mestre Álvaro em 1991.