A senadora Simone Tebet (MDB-MS) condenou nesta terça-feira (13) o ato que queimou carros, ônibus e tentou invadir a sede da Polícia Federal, em Brasília, após a prisão de um indígena que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em post nas redes sociais, ela afirmou que “depredação e vandalismo não vão intimidar a democracia”.
Os ataques começaram na noite de segunda (12) e o grupo chegou a espalhar botijões de gás em volta de carros pegando fogo.
Tebet também disse que “os criminosos que causaram caos em Brasília” devem ser rigorosamente punidos. A senadora é cotada para assumir a pasta de Desenvolvimento Social no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve viajar a Brasília nesta semana para uma despedida de seu mandato no Senado Federal.
Na manhã desta terça (13), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que determinou às forças de segurança que prendessem todos que estão fazendo depredações e outros atos de vandalismo. “A ordem é prender”, afirmou o governador ao Estadão/Broadcast.
Ontem, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou que o ato bolsonarista é “inaceitável”. Após os ataques à PF, a segurança no hotel em que o presidente eleito Lula está hospedado foi reforçada.
+ Nova frente fria se aproxima do ES e aumenta risco de chuva forte na Serra
O UOL apurou que os ataques começaram depois de o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, determinar a prisão temporária de José Acácio Serere Xavante, pelo prazo de 10 dias, por suspeita de ameaça de agressão e de perseguição contra o presidente eleito Lula.
O indígena é figura constante em protestos que pedem intervenção militar.
“Ele foi levado brutalmente pela PF, na frente dos meus filhos. Peço ajuda de advogados para tirá-lo da cadeia”, afirmou a mulher do indígena em vídeo divulgado nas redes sociais.
No fim da noite, a PF informou, em nota, que Serere Xavante estava com advogados e que “todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido”.
Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…
Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…
A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…
Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…
No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…