Mesmo licenciada pelo IEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) com anuência da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Vitória, a obra do trevo de Carapina foi surpreendente embargada pela capital, alegando que Vitória precisa dar autorização por meio de uma licença ambiental. O caso ganhou repercussão política, já que a obra é muito aguardada pelos milhares de motoristas que frequentam pelo local. Entenda todo o caso clicando aqui.
Orçada em R$ 76 milhões, o investimento promete construir um viaduto na altura do hospital Vitória Apart, além de uma terceira faixa na Reta do Aeroporto, que passará a se chamar Rodovia das Paneleiras. A intervenção tem tudo para diminuir drasticamente o tempo de viagem entre Vitória e Serra. Após o embargo de capital – comandada pelo prefeito Lorenzo Pazolini – o deputado estadual Fabrício Gandini criticou duramente a ação e apontou motivação política.
“Nós conseguimos no ano passado incluir a Reta do Aeroporto – que está horrível, cheia de buracos e muito perigosa – no plano rodoviário estadual do Governo do Estado. E assim que o trecho foi estadualizado, começou o projeto. Além da fazer a terceira faixa de veículos, vai ter um viaduto que vai eliminar o cruzamento perigosíssimo ali próximo do hospital Vitória Apart. E por incrível que parece, após as obras iniciarem, no dia de ontem (referindo-se a segunda-feira dia 24) a Prefeitura de Vitória simplesmente embargou a obra. Um investimento tão importante de R$ 76 milhões que vai favorecer milhares de moradores de Vitória”, iniciou Fabrício Gandini.
Ele cobrou diálogo e disse que a obra foi licenciada pelo órgão estadual com anuência das duas prefeituras. “Por que estou pedindo diálogo? Porque essa foi à tônica das eleições e não é possível que a Prefeitura de Vitória embargue um investimento de R$ 76 milhões com apenas um fiscal indo na obra e entregando um papel com um termo de embargo; isso é falta de diálogo, e o pior: tem licenciamento ambiental, é uma obra intermunicipal e tem licenciamento do IEMA, com anuência da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Vitória”, explicou.
O deputado ainda apontou motivação política no embargo, já que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini esteve na oposição do Governador Renato Casagrande durante os dois anos em que o delegado ocupou a função de deputado estadual (2019-2020).
“Está colocando em perigo não só a perda do investimento importantíssimo, mas também e mais importante são as vida que estão em risco naquele trecho por causa de acidentes e das condições da rodovia. Não vamos deixar os capixabas mais uma vez pagar o preço por divergência política, porque não é possível um negócio desses”, completou. Por fim, o deputado pediu mais sensibilidade por parte da capital para que não atrapalhe no andamento da obra, uma vez que os benefícios para a população são de grande valor.
As obras do Trevo de Carapina foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras.
Entre as intervenções previstas, o trecho da BR-101 (Reta do Aeroporto) passará a contar com três faixas por sentido, desde o viaduto de acesso à rodovia do contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais. Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão existente atualmente. Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias.
As melhorias serão divididas em três etapas. A primeira corresponde ao trecho da antiga Reta do Aeroporto (até a divisa entre os municípios de Serra e Vitória), onde serão executados os serviços de implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória e calçada no sentido Serra, além de drenagem, paisagismo e iluminação. Durante a execução, serão mantidas sempre duas faixas por sentido no trecho e o prazo de execução será de seis meses.
Já a segunda fase da obra corresponde ao trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno, onde serão implantadas 4 faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa multiuso (também por sentido), que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Além disso, será implantada uma área de convivência e lazer, com dez metros de largura no canteiro central deste trecho. Essa etapa deve começar a ser executada em dezembro deste ano e ser entregue até julho de 2022.
Finalmente, a terceira e última etapa será iniciada em janeiro de 2022 e corresponde a construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. Essa fase será iniciada antes da finalização da segunda etapa. A conclusão total das obras do complexo viário Trevo de Carapina tem previsão de término em dezembro de 2022.
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