Categories: Política

Deputado aponta omissão e cobra ajuda das grandes empresas na tragédia das chuvas no ES

Foto: Tati Beling

Na última segunda-feira (27) os deputados se reuniram em sessão extraordinária para aprovar projetos que vão auxiliar as vítimas das fortes chuvas a recomeçarem suas vidas (detalhes abaixo). Durante a fase de pronunciamentos, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) subiu na tribuna e apontou omissão das grandes empresas e cobrou ação coordenada com o Estado para fornecer ajudar a população. Ele citou nominalmente três empresas: Vale, ArcelorMittal e EDP.

“Eu fico impressionado com as grandes empresas do ES que não fazem nada e não se mobilizam. O que tem feito a Vale, a EDP, a Arcelor? Dentro de suas estruturas organizacionais – que tem muita gente qualificada, elas poderiam ajudar a sociedade nesse momento difícil para fazer uma tarefa coordenada e ajudar a reconstruir o estado do Espírito Santo. Mas ninguém se mobiliza”, cobrou Vandinho.

O deputado disse ainda que o Governo do Estado poderia liderar esse debate para incluir ajuda da iniciativa privada. “Não pode ficar tudo na conta do Governo do Estado, e o governador deveria ser um líder para puxar esse debate de trazer essa ajuda das grandes empresas, que tem sim muita condição de ajudar a sociedade. Nesse momento de dificuldade ninguém percebe essa mão amiga e necessária das empresas que faturam milhões com o ES” disparou.

Na avaliado de Vandinho, “principalmente no caso da EDP e Vale”, esse apoio aos atingidos poderia ser uma “grande oportunidade de melhorar a imagem perante a sociedade”, disse, em clara referência ao desgaste da Vale causado pelo rompimento da barragem em Brumadinho em janeiro de 2019.

E completa: “faz um ano que a EDP me pede agenda, e eu não atendo. Agora pergunta se eles me procuraram, para debater ajuda a população atingida pelas chuvas? Por exemplo, poderíamos propor tirar o ICMS cobrado nas contas de energia nesses municípios atingidos, já ajudaria bastante uma vez que as contas reduziriam em 30%”, sugeriu Vandinho.

O deputado também cobrou da Cesan, que de acordo com ele não estaria se esforçando o suficiente para mitigar os impactos da chuvas e oferecer água em condições de uso para a população.

ArcelorMittal diz que está solidária

Todas as empresas citadas foram demandas para rebaterem a declaração do deputado. Ao TEMPO NOVO, a ArcelorMittal Tubarão afirma que está solidária à situação causada pelas fortes chuvas no Espírito Santo, principalmente no interior, e disse que tem mantido parceria direta com o Governo estadual, contribuindo para minimizar o cenário crítico que assola nosso Estado.

Informou, ainda, que está providenciando o fornecimento de itens de limpeza, a cessão de diárias de caminhões e a estruturação de ações, via voluntariado, numa ação organizada pela Defesa Civil.

EDP Espírito Santo está realizando campanha de arrecadação

Para a reportagem, a EDP informou que desde do início dos fortes temporais no Estado do Espírito Santo, mantém o efetivo de atendimento reforçado, com cerca de 500 colaboradores trabalhando dia e noite na recomposição da rede elétrica e normalização do fornecimento de energia que, nesse momento, afeta pontualmente alguns clientes, áreas isoladas e de difícil acesso, que estão com vias bloqueadas por árvores e desabamentos de terras. Até o momento foram cerca de 104 postes, 14,5mil metros de cabos e 81 transformadores substituídos.

Além disso, a EDP diz que está com uma campanha de arrecadação de doações em todas as agências do Estado e cerca de 50 colaboradores voluntários da Companhia irão aos municípios mais afetados pelos temporais para auxiliar na limpeza e reconstrução desses locais.

“A EDP orienta a comunidade a não se aproximar dos cabos que, por conta da chuva, estão caídos. Para mais informações, solicitações e denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, ou para comunicar a interrupção do serviço, a população pode entrar em contato pelos canais de atendimento: www.edponline.com.br ou Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana)”.

Veja o vídeo publicado pelo parlamentar:

Projetos vão auxiliar atingidos pelas chuvas a recomeçarem

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), convocou o plenário extraordinariamente na ultima segunda-feira (27). Os parlamentares aprovaram PL’s de autoria do governador Renato Casagrande para ajudar a população dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que ainda caem no ES.

Foto: Divulgação

O primeiro dele foi o cartão reconstrução, no valor de até R$ 3 mil. Terão direito moradores com renda de até três salários mínimos e que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) de benefícios sociais do Governo Federal. Não é empréstimo, mas uma doação do Governo do Estado. Com isso, moradores poderão comprar material de construção, móveis e eletrodomésticos. O dinheiro virá do Fundo de Reserva de Contingência do governo estadual.

Outro projeto de lei trata de um fundo de aval com recursos de até R$15 milhões para garantir financiamentos a pessoas físicas e microempresas para os atingidos pelas chuvas, de acordo com as normas do projeto.

E o terceiro projeto, suspenderá a cobrança de ICMS de produtos e mercadorias que forem doados por empresas para entidades que ajudem nas regiões afetadas.

“A Assembleia Legislativa está pronta para ajudar o Governo do Estado no auxílio às vitimas das chuvas que atingiram a população dos municípios do Estado. Quero parabenizar o governador Renato Casagrande pela excelente iniciativa e dizer que os deputados estão prontos para ajudar nos projetos que farão a diferença na vida de centenas de milhares de capixabas”, disse Musso.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

9 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás