Na última segunda (10), 26 personalidades que atuam no combate à violência doméstica no Espírito Santo tiveram seu trabalho reconhecido. Trata-se da Comenda Lei Maria da Penha, criada pelo deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que tem domicilio eleitoral na Serra. O prêmio foi entregue durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa.
Segundo Bruno a homenagem é uma forma de reconhecimento público do trabalho dessas pessoas e também para manter vivo o legado de Maria da Penha (que dá nome à Lei) – farmacêutica cearense que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado, depois de sofrer durante vários anos atos de violência. O evento comemorou os 12 anos de instituição da Lei Federal 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
“Buscamos homenagear mulheres guerreiras que realmente fazem a diferença na defesa dos direitos da mulher e na luta contra feminicídios e todas as formas de agressão contra as pessoas do sexo feminino em nosso Estado”, disse o deputado.
De janeiro a outubro deste ano, mais de 13 mil agressores foram denunciados no Espírito Santo. Em 2017 houve mais de 14 mil boletins de ocorrência de crimes contra as mulheres.
Confira a lista das homenageadas:
Andréa Maris Machado Cruz Simonetti
Ana Karolina Marques Costa Souza
Carolina Valle Brandão Lodi
Cláudia Dematté de Freitas Coutinho
Danielle Oliveira Teixeira
Elda Márcia Moraes Spedo
Eusabeth Ferreira das Mercês Vasconcelos
Fabiane Salvador
Fernanda de Souza Diniz
Flávia Santos Murad
Gabriella Zaché
Jacqueline Moraes da Silva Avelina
Juliana Santos Saadeh
Luciana Corrêa Miranda Malini
Maria de Lourdes da Cruz Grippa
Maria do Carmo Cantilio Felipe
Mariana Bernardes
Marilene Gomes Almeida
Milena de Oliveira Gireli
Natália Tenório Sampaio
Natália Lessa
Renata Duarte Lima Marchini
Rosane Silva de Souza Cysneiros
Silvana Paula Soeiro
Suellen Lopes Medeiros Pansini da Silva
Tânia Maria Zanoli