Deputados que compõem a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa receberam, nesta terça-feira (21) integrantes da equipe responsável pelo projeto Projeto Solares, desenvolvido no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e apresentado à Comissão de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (21), por integrantes da equipe responsável pela iniciativa.
Criado em 2012, o Projeto Solares tem por objetivo explorar aplicações para a energia solar, incentivar a sustentabilidade e também a construção naval. Para este ano, a principal meta é construir uma embarcação movida a energia solar para participar do Desafio Solar Brasil – uma competição inspirada em uma versão holandesa onde embarcações movidas a energia solar participam de diversas modalidades de competição. O grupo capixaba participará pela primeira vez da disputa com um catamarã de cerca de 6 metros de comprimento.
Segundo o deputado Jamir Malini (PP), vice-presidente do colegiado, a Assembleia Legislativa vai defender junto ao Governo do Estado ações que estimulem a produção de energia limpa no Espírito Santo, em especial a energia solar.
“Defendemos que o governo quebre a cobrança do ICMS a partir da geração da energia solar. Atualmente apenas os estados do Espirito Santo, Pernambuco e Santa Catarina não isentam os produtores. Esta será uma reivindicação nossa junto ao Executivo”, lembrou o parlamentar.