Categories: Meio Ambiente

Deputado diz que Mello Leitão reabre nas próximas semanas

 

O museu, que fará 67 anos no próximo domingo (26), vive seu momento mais difícil. Foto: Divulgação

Fechado pela 1ª vez por falta de dinheiro em 65 anos de história, o Museu Melo Leitão em Santa Teresa deve voltar a abrir as portas nas próximas semanas. Pelo menos é o que esperam os deputados federais capixabas e o governador Paulo Hartung (PMDB) que se reuniram nesta segunda-feira (20) com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) em Brasília.

Em 2014 o MCTI virou o responsável pelo Museu, que foi integrado ao Instituto Nacional da Mata Atlântica, instituído na mesma ocasião e cuja sede ficaria na área do Museu. Um dos participantes da reunião, o deputado Lelo Coimbra (PMDB) disse que o secretário executivo do MCTI, Elton Santafé, nomeou um técnico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para dirigir o Melo Leitão.

“Em dezembro, a então presidente Dilma (PT) exonerou a diretoria anterior e o museu ficou sem autoridade administrativa. Com isso fornecedores deixaram de receber. Agora, a expectativa é a de que em 10 dias comece a normalizar a situação, com definição do cronograma de pagamento dos atrasados. Como não houve rompimento de contrato com fornecedores, não será necessária nova licitação, o que facilita bastante”, explica.

Segundo Lelo, ele e o governador Paulo Hartung também conseguiram uma garantia orçamentária de R$ 1 milhão por parte do Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para o Melo Leitão até o fim do ano. “Isso paga a dívida dos seis primeiros meses, de R$ 500 mil, e garante as portas abertas até o fim do ano”, disse.

O deputado disse ainda que o governo federal garantiu a transferência de 13 funcionários efetivos do Museu, que até 2014 era gerido pelo Ministério da Cultura (Minc), para o MIT. “Conseguimos resolver a situação aguda, que era o fechamento do Museu. Mas ficou a pendência sobre o Instituto Nacional da Mata Atlântica, que ainda não foi regulamentado. Existem entidades que defendem que seja um instituto regional”, explica.

Fundado pelo cientista e ambientalista capixaba Augusto Ruschi em 1949, o Melo Leitão recebe cerca de 85 mil visitantes por ano. Além de floresta, viveiro de animais nativos e sala de aves taxidermizadas (empalhadas) da região, o Museu tem parte importante das pesquisas de Ruschi. Ele nasceu em Santa Teresa, virou referência internacional na luta pela preservação ambiental no século XX e foi eleito Patrono Nacional da Ecologia, tendo seu busto estampado a nota de quinhentos cruzados novos em 1989.

Por tudo isto, o Museu e Santa Teresa foram escolhidos para sediar o Instituto Nacional da Mata Atlântica.   O Museu fechou as portas no último dia 18 de junho por falta de pagamento nos serviços de vigilância, limpeza, internet e até fornecimento de água.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

4 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

12 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

12 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

12 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

13 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

13 horas atrás