Notícias

Deputado, PC e Procon estouram fábrica de cloro e água sanitária com fórmula fraudada no ES

Segundo Vandinho, consumidores que adquiriram os produtos podem procurar o estabelecimento onde efetuaram a compra para solicitar o ressarcimento. Crédito: Divulgação.

Uma operação conjunta realizada nesta segunda-feira (14) estourou uma fábrica clandestina que produzia cloro e água sanitária com formulação fraudada, colocando em risco a saúde de milhares de consumidores capixabas. A ação foi realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Procon-ES e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Vandinho Leite.

A operação ocorreu nos municípios de Cariacica e Vila Velha, onde foram identificadas e interditadas estruturas de produção de produtos saneantes com teor de desinfetante inferior ao declarado nos rótulos. Duas marcas — Lavve e Qsuper — tiveram a comercialização suspensa. Mais de 3 mil litros de produtos irregulares foram apreendidos.

Segundo informou Vandinho Leite, a investigação começou após denúncias de consumidores que notaram que a água sanitária de determinadas marcas apresentava cheiro mais fraco que o habitual.

O delegado responsável pela operação, Eduardo Passamani disse que foi coletamos amostras de seis marcas que estavam sendo vendidas em supermercados e até usadas em escolas e repartições públicas. “Os testes feitos pelo Lacen revelaram que duas delas apresentavam teor de hipoclorito de sódio muito abaixo do mínimo exigido por lei. Era uma fraude contra o consumidor”, explicou.

Em alguns casos, a concentração do princípio ativo era até 30% menor do que o declarado na embalagem. Mesmo assim, os produtos eram vendidos a preços normais — ou até altos — como se fossem plenamente eficazes.

O caso ficou ainda mais grave quando as autoridades descobriram que os produtos estavam sendo utilizados em escolas, condomínios e até em hospitais. “Recebemos a informação de que uma das empresas tentava se credenciar para fornecer a unidades de saúde. Foi o alerta final que nos levou à ação imediata com o Procon-ES”, relatou Passamani.

Além da interdição da produção, foi determinado o recolhimento de todos os lotes das marcas envolvidas. Os responsáveis pelas fábricas responderão criminalmente pelo crime de venda de produto impróprio para consumo, previsto na Lei nº 8.137/1990, com pena que pode chegar a cinco anos de prisão.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, disso que a empresa autuada vai responder a processo administrativo, podendo ser multada e até ter sua interdição definitiva, dependendo da gravidade do caso.  As investigações continuam e podem atingir outras marcas e distribuidoras.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

A Cidade Sou Eu: exposição coletiva celebra a pluralidade da arte capixaba

Crédito: Divulgação Na próxima quarta-feira (30), a OÁ Galeria inaugura a exposição coletiva "A Cidade Sou Eu", a partir das…

2 horas atrás

CNH Social: mais de 11 mil moradores da Serra se inscrevem para primeira fase programa em 2025

Crédito: Divulgação As inscrições para a primeira fase do programa CNH Social 2025, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do…

2 horas atrás

1ª Caminhada Passos pela Inclusão para conscientização sobre o autismo acontece neste domingo (27)

Crédito: Divulgação A Serra irá sediar a 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” um evento dedicado à conscientização sobre o Transtorno…

19 horas atrás

Serra abre inscrições para seletividades dos jogos escolares 2025

Foto: Divulgação Atenção escolas da Serra! Estão abertas as inscrições para as seletivas preparatórias dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)…

20 horas atrás

Confira os lançamentos em cartaz do cinema do shopping Mestre Álvaro

Foto: Divulgação O Cine Araújo do Shopping Mestre Alvaro está com uma programação repleta de lançamentos de todos os gêneros…

20 horas atrás

Instituições promovem planejamento patrimonial e soluções de longo prazo para investidores

O mutirão acontecerá de 30 de setembro a 04 de outubro. Foto: Divulgação Não é mais só com carteiras de…

20 horas atrás