Categories: Política

Deputado quer coibir abuso sexual em ônibus

Não bastassem os ônibus lotados, passageiros ainda precisam se defender dos abusos no interior dos coletivos. Foto Divulgação internauta

A Assembleia Legislativa analisa o Projeto de Lei (PL) 321/2017, que estabelece medidas de prevenção e orientações sobre como agir nesses casos. A proposta do deputado Rafael Favatto (PEN) estabelece a afixação de cartazes em coletivos com alerta sobre o crime de abuso sexual e orientações sobre as providências a serem adotadas pelas vítimas. Em caso de descumprimento da medida, a proposta estabelece multa de 1.000 VRTEs, o equivalente hoje a R$ 3.186,50. 

De acordo com o texto, a primeira medida deve ser gritar para alertar outras pessoas sobre o que está acontecendo. O passo seguinte é buscar reunir o máximo de informações para ajudar na identificação do agressor e, por fim, fazer o registro da ocorrência na delegacia. 

Também está prevista no projeto a realização de parcerias entre as empresas de transporte coletivo e os setores público ou privado para a capacitação e treinamento dos trabalhadores do sistema público sobre como agir em casos de abuso nesses meios de transporte. Outra medida é a disponibilização de imagens de sistemas de videomonitoramento e sistema de GPS para auxílio no reconhecimento do assediador. 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Alimentação é grande aliada no combate a osteoporose, afirma nutricionista

Apenas 20% das pessoas que convivem com a doença sabem do diagnóstico/ Foto: Banco de Imagens Gratuito Freepik Neste domingo…

10 horas atrás

Outubro Rosa: Saiba os direitos das mulheres com câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, criado com o objetivo de educar…

1 dia atrás

Justiça proíbe Muribeca de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson

O candidato Pablo Muribeca foi proibido pela Justiça de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson Meireles. Crédito:…

2 dias atrás

Moradores de Vitória buscam socorro na saúde da Serra: UPAs atenderam 8 mil pacientes da capital este ano

As UPAs da Serra já atenderam mais de 8 mil moradores de Vitória somente este ano. Crédito: Divulgação A Secretaria…

2 dias atrás

Homem é encontrado morto em casa de praia na Serra

O técnico em radiologia foi encontrado pelo inquilino dentro da própria casa de praia em Balneário Carapebus, na Serra/ Reprodução:…

2 dias atrás

Érica Neves e Ítalo Scaramussa reúnem multidão de advogados que declaram apoio às suas candidaturas na OAB

Evento de lançamento da Chapa 10, "Unidos Avançamos", que tem Ítalo Scaramussa e Mayara Borges disputando os cargos de presidente…

2 dias atrás