Categories: Política

Deputado quer saber para onde foi a água que a Cesan cortou da Serra

 

Bruno Lamas quer saber quais regiões continuam sendo abastecidas. Foto: Divulgação/ Assembleia Legislativa

Bruno Lyra / Yuri Scardini

O corte de água surpresa feito pela Cesan na última quarta-feira (19) para as regiões atendidas pelo rio Santa Maria, que inclui toda a Serra, gerou reação do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), o único com base eleitoral no município na Assembleia Legislativa.

Ele protocolou nesta quinta-feira (20), um requerimento junto ao governo do ES, proprietário da Cesan, pedindo informações sobre a destinação da água do Santa Maria, que mesmo após o anúncio da Cesan continuou sendo captada no manancial, conforme vídeo produzido pelo portal do Tempo Novo na Internet.

“Quero saber quem e quais regiões continuaram atendidas enquanto a maior parte da cidade ficou desabastecida, inclusive se os bairros nobres de Vitória continuaram recebendo água em detrimento da população da Serra. Não quero pensar que isso é verdade, mas se a Cesan estiver priorizando o abastecimento em Vitória, é uma atitude desumana”, resume.

O questionamento do deputado se deve ao fato do rio atender também aos bairros da zona norte de Vitória, como Camburi e Jardim da Penha. Já o diretor de Meio Ambiente e Infraestrutura da Cesan, Amadeu Wetler, disse que a suspensão aconteceu por conta da queda súbita na vazão do rio e que o pouco da água que ainda era possível captar foi tratada e distribuída até onde era possível, sem detalhar as áreas atendidas.

O diretor esclareceu ainda que foram abertas comportas na represa de Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá, para dar maior vazão ao manancial. “O abastecimento será normalizado até sexta (hoje, 21), mas o sistema de rodízio continua”, alerta.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás