Um projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa quer obrigar que o Governo do Estado implante pontos de energia elétrica –tomadas – em todos os coletivos do sistema Transcol, para que os passageiros possam carregar seus celulares e outros dispositivos móveis enquanto estão nos ônibus. A proposta é do deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PSL).
No PL, o deputado não especifica quantas tomadas seriam instaladas dentro dos ônibus, mas classifica como “fundamental” que os passageiros possam carregar seus dispositivos móveis. A proposta também afirma que a passagem não poderá sofrer reajuste por conta da implantação dessas tomadas.
|Leia também: Manifestação dos rodoviários vai acontecer nesta quarta
“A possibilidade de recarregar celulares, tablets e notebooks, por exemplo, atenderiam demandas que por vezes podem ser fundamentais não só ao usuário, mas também ao coletivo, uma vez que permite a utilização de aplicativos que indicam as condições do trânsito, itinerários, chegadas e partidas de ônibus, bem como a resolução de pendências profissionais e/ou pessoais”, justifica o delegado.
O projeto de lei ainda está tramitando na Ales e está na fase de leitura da proposição principal. Para se tornar uma lei, o PL ainda precisa ser aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador do estado, Renato Casagrande (PSB).
|Leia também: Ônibus do Transcol com ar-condicionado começam a circular neste mês
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) para saber se o órgão quer comentar sobre o assunto, assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.