Deputados decidem nesta terça sobre o uso da cloroquina para tratamento da Covid-19

Compartilhe:
A resolução foi publicada pela Anvisa nesta quinta (23). Foto: Divulgação
Também consta no projeto o uso da ivermectrina. Foto: Divulgação

Tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa o projeto de lei PL 298/2020, que versa sobre a autorização do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-1. Com isso, esse e outros quatro projetos, entram na pauta de votação da sessão desta terça (28) na Casa.

A inciativa do PL 298 é do deputado Vandinho Leite (PSDB). Segundo a proposta, o uso de tais medicamentos se estende a pacientes com diagnóstico clínico da doença, mesmo sem comprovação por exame, e deverá haver autorização formal do paciente ou seu responsável.

O autor apresentou uma emenda ao projeto incluindo azitromicina e ivermectina no rol de medicamentos previstos no denominado protocolo de utilização precoce. A emenda também descreve a conduta do profissional de saúde com relação a esses fármacos. Dessa maneira, diante do diagnóstico clínico, o médico deverá fazer a notificação do agravo, emitir a receita médica e colher a assinatura do termo de consentimento do paciente.

Vandinho disse que o objetivo do projeto é dar segurança jurídica aos médicos que prescreverem esses medicamentos. “Estudos clínicos estão sendo feitos e apontam que o uso dessas substâncias dentro de um protocolo ajuda a prevenir a forma grave da doença, mas nós sabemos que esses resultados demandam muito tempo.”, explicou Vandinho.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também