Entre as propostas a serem apreciadas está o voto facultativo
Por Conceição Nascimento
O prosseguimento da votação do pacote de mudanças da reforma política estava previsto para esta semana, mas uma reunião com o Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados, às 14h30 de hoje, pode alterar a agenda de votações. Entre as propostas a serem apreciadas, está o fim do voto obrigatório.
“Em função de uma viagem do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), é provável que as votações sejam feitas na próxima semana. O feriado também pode contribuir para a mudança na data”, disse o deputado federal Givaldo Vieira (PT).
Seguindo informações do portal da Câmara dos Deputados, devem ficar para depois do dia 10 de junho a decisão sobre duração de mandatos; eleições municipais e gerais no mesmo dia, cotas de gênero; voto facultativo, data da posse presidencial, federações partidárias, entre outros assuntos.
Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), as votações devem acontecer em dois turnos, e depois seguir para o Senado. Para que possa valer nas eleições de 2016, as alterações devem entrar em vigor até outubro deste ano.
Até agora, os deputados aprovaram o financiamento público e doações de empresas e pessoas físicas a partidos, e de pessoas físicas a candidatos. O plenário também acatou o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…