Categories: Política

Deputados estaduais querem suspensão do pedágio da BR 101

Deputados capixabas traçaram uma agenda institucional, com visitas, audiências públicas e pedido do fim do pedágio na BR 101. Instalação de uma CPI também é cogitada

Pedágio em Chapada Grande, na Serra: risco de duplicação nem acontecer. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, deputados estaduais vão discutir com a sociedade civil, prefeitos, representantes de órgãos estaduais e federais as possíveis soluções sobre a concessão da BR 101.

Já nesta segunda-feira (11), foi instalada na Casa a Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-101. A ideia com o novo colegiado é discutir mecanismos que garantam a suspensão do contrato da Eco101 e o ressarcimento à população lesada pelo descumprimento. O colegiado tem como presidente o deputado Da Vitória (PDT) e Enivaldo dos Anjos (PSD), secretário-executivo. 

 

“A frente receberá mais componentes para que se possa levantar o que compete à Assembleia em relação à Eco 101. O pedido para suspensão do contrato só pode ser feito por iniciativa popular. Mas os deputados podem instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A ideia é de que se abra uma CPI para se investigar o contrato, o que alegam que foi investido em melhorias e qual arrecadação ao longo destes cinco anos. A Eco alega que gastou 880 milhões e só arrecadaram 550. Queremos saber onde foi feito o investimento”, disse o deputado Jamir Malini (PP).

O deputado Jamir Malini (PP). Foto: Divulgação

A rodovia é administrada pela concessionária ECO 101, que não vem cumprindo o cronograma de obras de duplicação determinadas no contrato. Em função disso, na quarta-feira (13), um grupo de deputados vai protocolar no  Ministério Público Federal (MPF) pedido de suspensão da cobrança dos pedágios da Eco101. 

A reação do Legislativo estadual é motivada por mais um acidente grave na via federal, ocorrido neste domingo (10), que resultou em 11 mortes, na altura de Mimoso do Sul. O assunto foi discutido durante a sessão desta segunda-feira (11), encerrada mais cedo para reunião da Presidência, onde deputados decidiram uma agenda institucional por cobrança e exigências à concessionária e de apoio à população.

Também ficou definida a realização de uma audiência pública, com local a se decidido, para a próxima segunda-feira (18), às 15 horas. A proposta dos parlamentares é ouvir in loco a população afetada pelo atraso das obras e deliberar uma ação civil pública contra a empresa. Tanto a realização da audiência quanto da sessão especial serão deliberadas em plenário nesta terça-feira (12).

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Alimentação é grande aliada no combate a osteoporose, afirma nutricionista

Apenas 20% das pessoas que convivem com a doença sabem do diagnóstico/ Foto: Banco de Imagens Gratuito Freepik Neste domingo…

9 horas atrás

Outubro Rosa: Saiba os direitos das mulheres com câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, criado com o objetivo de educar…

1 dia atrás

Justiça proíbe Muribeca de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson

O candidato Pablo Muribeca foi proibido pela Justiça de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson Meireles. Crédito:…

2 dias atrás

Moradores de Vitória buscam socorro na saúde da Serra: UPAs atenderam 8 mil pacientes da capital este ano

As UPAs da Serra já atenderam mais de 8 mil moradores de Vitória somente este ano. Crédito: Divulgação A Secretaria…

2 dias atrás

Homem é encontrado morto em casa de praia na Serra

O técnico em radiologia foi encontrado pelo inquilino dentro da própria casa de praia em Balneário Carapebus, na Serra/ Reprodução:…

2 dias atrás

Érica Neves e Ítalo Scaramussa reúnem multidão de advogados que declaram apoio às suas candidaturas na OAB

Evento de lançamento da Chapa 10, "Unidos Avançamos", que tem Ítalo Scaramussa e Mayara Borges disputando os cargos de presidente…

2 dias atrás