Categories: Política

Deputados recorrem a Tribunal para barrar aumento de pedágio na BR 101

 

Trecho da BR 101 próximo à Serra Sede sem duplicação: engarrafamentos e acidentes frequentes. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

O reajuste de 15,37% na tarifa do pedágio da BR 101 autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para entrar em vigor na próxima quinta –feira (18) já está gerando polêmica. Na tarde desta terça-feira (16) os deputados federais capixabas membros da Comissão Externa de Fiscalização da Eco 101, decidiram entrar com uma ação no Tribunal de Contas da União (TCU) para barrar o reajuste, que com o novo aumento vai acumular quase 50% desde que começou a cobrança de pedágio, em maio de 2014.

Um dos membros da comissão é o deputado de base eleitoral na Serra, Sérgio Vidigal (PDT). Em declaração divulgada por sua assessoria de imprensa, disse que o reajuste de 15,37% veio com surpresa e lembrou que a inflação no país está na casa dos 4%. Disse também que a ação tem por objetivo estabelecer o aumento com base no IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) até que o TCU analise o posicionamento da ANTT, da concessionária Eco 101 e dê um parecer sobre o caso.

Em março, o TCU apresentou relatório apontando atraso nas obras de duplicação em vários trechos dos 475,9 km da BR sob concessão à Eco 101, um

De base eleitoral na Serra, o deputado federal Sérgio Vidigal é um dos que querem barrar o aumento. Foto: Divulgação/PDT

deles entre a região de Chapada Grande, na Serra e a sede do município de Fundão. Ainda apontou atrasos em obras de contornos de cidades e instalação de passarelas de pedestres, uma delas também na Serra. Por conta disso, o Ministério Público Federal chegou a pedir redução de R$ 0,10 na tarifa.

A Eco 101 e a ANTT apresentaram defesa ao TCU e o material está sob análise. Através de sua assessoria de imprensa, a Eco 101 declarou anteriormente que os atrasos aconteceram por demora na emissão de licenças ambientais e dificuldades em desapropriações.  

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

2 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

10 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

10 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

10 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

11 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

11 horas atrás