Categories: Política

Deputados retomam debate sobre reforma política esta semana

Após mudanças no Senado, deputados retomam o texto e promovem novas votações a partir desta terça (8). Presidente Dilma Rousseff (PT) também analisará o documento

O deputado Lelo Coimbra defende a redução no prazo para migração partidária. Foto: Bruno Lyra

Por Conceição Nascimento

A redução do prazo, de um ano para seis meses, para filiação e migração partidária aos pré-candidatos é um dos pontos que devem ser apreciados pelos deputados federais, a partir desta terça-feira (8), durante a retomada de discussão sobre o Projeto de Lei 75/2015, que trata da reforma política. Aprovada na Câmara federal, a matéria tramitou no Senado, onde recebeu mudanças, e agora volta para os ajustes finais. Após essas novas votações, será endereçada à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para sanção ou veto.

A redução do período eleitoral também entra na pauta. Com isso, as convenções partidárias passariam para agosto, bem como o início da campanha eleitoral, dia 15 daquele mês.

“Já que a janela para troca de partidos (da infidelidade) foi aprovada e pode ser estendida a todas as eleições, em função de conflitos que acontecem nas legendas, é justo que o período de migração também seja alterado. Além disso, as convenções passariam para agosto, com o período eleitoral de 45 dias, não mais de 90. Propaganda na televisão e no rádio passaria para 35 dias, não mais 45. Vamos votar essas mudanças entre terça, quarta e quinta na Câmara”, disse o deputado federal capixaba Lelo Coimbra (PMDB).

No Senado, a redução do período para migração e filiação partidária foi rejeitada. Mas os deputados podem votar o texto original.Com isso, o prazo para filiação será estendido de 1º de outubro de 2015 para 1º de abril de 2016.

O deputado federal Givaldo Vieira (PT) defende a manutenção do modelo atual de prazo para migração partidária. “Um ano é o tempo mínimo para que a filiação partidária não seja por casuísmo eleitoral”, resumiu.

Tags: lelo coimbra
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Manifesto do Hip Hop agita Jacaraípe no sábado com ADL (RJ), VK Mac e cinema de graça

Uma das atrações do Manifesto Hip Hop vem diretamente de Teresópolis, é o grupo de rap Além Da Loucura (ADL),…

45 minutos atrás

Tribunal aprova contas do IPS de 2022

Uma mostra do cuidado da Gestão com o futuro dos servidores da Serra: as contas de 2022 do Instituto de…

55 minutos atrás

Oral Unic Implantes faz aniversário e quem ganha o presente é você!

Quer voltar a sorrir sem medo, ter mais autonomia para se alimentar e dizer adeus à perda dentária? Neste mês,…

3 horas atrás

Serra inicia entrega de kits de material escolar para todos os alunos

A Prefeitura da Serra iniciou a entrega dos kits de material escolar para todos os alunos da rede municipal de…

3 horas atrás

BYD Dolphin entrega muito e mostra o porquê do seu sucesso

Sem sombra de dúvidas, o Dolphin foi um marco de vendas no Brasil, ajudando a marca chinesa BYD a ganhar…

3 horas atrás

Doenças cardíacas em felinos

As doenças cardíacas em gatos tem o aparecimento sutil, normalmente relacionados com o avançar da idade, e que são inicialmente…

4 horas atrás