Categories: Política

Deputados retomam debate sobre reforma política esta semana

Após mudanças no Senado, deputados retomam o texto e promovem novas votações a partir desta terça (8). Presidente Dilma Rousseff (PT) também analisará o documento

O deputado Lelo Coimbra defende a redução no prazo para migração partidária. Foto: Bruno Lyra

Por Conceição Nascimento

A redução do prazo, de um ano para seis meses, para filiação e migração partidária aos pré-candidatos é um dos pontos que devem ser apreciados pelos deputados federais, a partir desta terça-feira (8), durante a retomada de discussão sobre o Projeto de Lei 75/2015, que trata da reforma política. Aprovada na Câmara federal, a matéria tramitou no Senado, onde recebeu mudanças, e agora volta para os ajustes finais. Após essas novas votações, será endereçada à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para sanção ou veto.

A redução do período eleitoral também entra na pauta. Com isso, as convenções partidárias passariam para agosto, bem como o início da campanha eleitoral, dia 15 daquele mês.

“Já que a janela para troca de partidos (da infidelidade) foi aprovada e pode ser estendida a todas as eleições, em função de conflitos que acontecem nas legendas, é justo que o período de migração também seja alterado. Além disso, as convenções passariam para agosto, com o período eleitoral de 45 dias, não mais de 90. Propaganda na televisão e no rádio passaria para 35 dias, não mais 45. Vamos votar essas mudanças entre terça, quarta e quinta na Câmara”, disse o deputado federal capixaba Lelo Coimbra (PMDB).

No Senado, a redução do período para migração e filiação partidária foi rejeitada. Mas os deputados podem votar o texto original.Com isso, o prazo para filiação será estendido de 1º de outubro de 2015 para 1º de abril de 2016.

O deputado federal Givaldo Vieira (PT) defende a manutenção do modelo atual de prazo para migração partidária. “Um ano é o tempo mínimo para que a filiação partidária não seja por casuísmo eleitoral”, resumiu.

Tags: lelo coimbra
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

13 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás