Categories: Política

Deputados serranos votaram pelo fim da reeleição

Para o deputado Manato a reeleição é atualmente corrupta. Foto: Divulgação

Embora o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República tenha sido aprovado na noite desta quarta-feira (27), em primeiro turno, na Câmara dos Deputados a medida não atingirá os atuais mandatários destes cargos. Deputados com domicílio eleitoral na Serra votaram pelo fim da reeleição. A proposta faz parte do pacote de mudanças da reforma política, em discussão no Congresso e que deve seguir para o Senado.

“Votei a favor do fim da reeleição, uma proposta implantada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A alternância no poder é um elemento importante no processo democrático”, disse o deputado Givaldo Vieira (PT).

O deputado federal Carlos Manato (SD) também votou pelo fim da reeleição. “A reeleição é altamente corrupta”, alfinetou.

Já Sérgio Vidigal (PDT) reclamou. “A reforma que prometeram não aconteceu. A contribuição de empresas ficou menos transparente. Votei pelo fim da reeleição, conforme orientação partidária”, disse.

O relatório contendo os itens da reforma política começou a ser votado no plenário Câmara na terça-feira (26) e as votações prosseguiram nesta quinta-feira (27).

Foi mantido o modelo proporcional nas eleições. A Câmara rejeitou o voto distrital, distritão e a lista fechada. Em relação ao financiamento de campanha, em duas votações distintas, os parlamentares aprovaram o financiamento pelo fundo partidário, pessoa física e doação de empresas a partidos políticos.

As coligações proporcionais também foram mantidas e a cláusula de barreira sofreu uma modificação. A partir de agora, basta o partido eleger um parlamentar para se manter na ativa.

Outros pontos a serem votados são a coincidência de mandatos, tempo de mandato, de quatro ou cinco anos, e cotas de gênero.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

23 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

23 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

24 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás