Eleições 2024

Derrotado, Muribeca teve campanha marcada por polêmicas, fake news e ataques à imprensa

Derrotado, Pablo Muribeca teve campanha marcada por polêmicas, fake news e ataques à imprensa. Crédito: Divulgação

O deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que foi derrotado na disputa pela Prefeitura da Serra, teve sua campanha eleitoral marcada por controvérsias, disseminação de fake news e ataques à imprensa. O ponto alto das polêmicas ocorreu na reta final, quando ele alegou ter sido vítima de uma tentativa de assassinato – uma afirmação que foi desmentida pela Polícia Civil.

As controvérsias não são novidade na trajetória política de Muribeca. Antes mesmo do início oficial da campanha, o deputado foi proibido pela Justiça de entrar em unidades de saúde da Serra, onde realizava fiscalizações que frequentemente resultavam em tumulto.

Durante a campanha, Muribeca manteve uma postura agressiva, direcionando ataques constantes ao seu principal adversário, Weverson Meireles, atual prefeito eleito. Em diversas ocasiões, ele foi processado por disseminar informações falsas, incluindo a mais recente decisão judicial que classificou como mentirosas suas acusações sobre “ideologia de gênero” contra Meireles.

No 2º turno, a campanha de Muribeca estava confiante em uma possível virada contra Weverson – o que não aconteceu. A campanha ainda tentou polarizar a eleição na Serra para a questão ideológica, medida que parece não ter agradado muito o eleitor.

Nos últimos dias de sua campanha, Pablo Muribeca também intensificou seus ataques à imprensa. Em uma tentativa de censurar o Jornal Tempo Novo, ele ingressou com uma ação judicial polêmica, mas a liminar obtida em primeira instância foi revogada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), garantindo a liberdade de imprensa do jornal que atua há 40 anos na Serra. 

Os apoios de Pablo Muribeca também eram um pouco controversos. Grande parte de seus aliados eram de fora da Serra e possuíam pouquíssima ligação com a cidade. É o caso do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

21 horas atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

21 horas atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

22 horas atrás

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

23 horas atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

2 dias atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

2 dias atrás