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Desapropriações e projeto travam obra do Contorno do Mestre Álvaro

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A região  onde ficará a futura estrada é cheia de área alagadiças ou alagáveis e terá o desafio de equilibrar a drenagem. Foto: Bruno Lyra
A região onde ficará a futura estrada é cheia de área alagadiças ou alagáveis e terá o desafio de equilibrar a drenagem. Foto: Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

Mesmo com a Ordem de Serviço do Contorno do Mestre Álvaro tendo sido assinada em 1º de agosto, as obras ainda não iniciaram. Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER), Enio Bergoli, o projeto executivo não está finalizado e ainda há desapropriações emperrando a instalação do canteiro de obras.

“Temos um Regime Diferenciado de Contratações, onde o consórcio é uma das peças da contratação para elaborar o projeto executivo. O projeto básico está aprovado e o consórcio agora está na elaboração do projeto executivo. No momento, o DER contratou uma empresa especializada que auxilia na análise do que o consórcio está apresentando. Esperamos finalizar o projeto executivo em, no máximo 30 dias, para iniciarmos as obras, mas ainda estamos agarrados nas desapropriações. Se até lá não estiverem concluídas, a obra pode atrasar”, admite.

Segundo Enio, ainda há terrenos cuja desapropriação corre na Justiça, mas em apenas um deles , o proprietário está inflexível. “Um ponto crucial para instalar o canteiro de obras está judicializado e as negociações estão difíceis. Nos demais terrenos judicializados está mais tranquilo. Apesar disso, esperamos resolver o quanto antes para que as obras iniciem assim que o projeto executivo estiver concluído”, afirma.

A obra tem um custo total de R$290 milhões, fora as desapropriações, que até o momento já custaram de R$6,3 mi aos cofres públicos. No total, são 35 desapropriações e até o final de julho, 13 delas haviam sido concluídas.

O investimento é uma parceria do Governo Federal, que custeará a obra, com o Governo Estadual, que deve tocá-la por meio do DER. “O Estado já possui R$48 mi em caixa para iniciar os trabalhos, e mais R$100 mi para o ano que vem estão garantidos. A medida que for evoluindo a obra, receberemos mais recursos”, conclui Enio.

O trecho da BR-101 que contorna o Mestre Álvaro terá 19,7 quilômetros, com duas pistas em cada via, acostamento, faixa multiuso para ciclista e pedestre, além de 14 viadutos e 40 passagens subterrâneas para animais silvestres. Após a conclusão, o Contorno passará para a responsabilidade da concessionária Eco 101.

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