Notícias

Descarte ilegal de ‘entulho’ e aterro em córrego geram revolta na Serra

Denúncia de suposto crime ambiental aponta descarte de materiais indevidos no córrego, entre Manguinhos e Bicanga, na Serra. Crédito: Divulgação

A suspeita de descarte ilegal de entulho em um córrego que deságua nas praias de Manguinhos e Bicanga, na Serra, gerou revolta entre os moradores dos balneários. A situação foi denunciada através de vídeos nas redes sociais. De acordo com um banhista, o manancial estava recebendo pedras e restos de entulho há várias semanas, o que estaria causando a morte de peixes.

O suposto crime ambiental foi denunciado pelo morador Felipe Calmon. Em vídeo enviado à reportagem, o denunciante se mostra indignado com a situação. “A pessoa está aterrando o rio e destruindo a vegetação da restinga. Jogou resto de azulejos, plástico, serpentina cortante e pedras. Metade do rio está morto”, disse.

O líder comunitário de Manguinhos, Guilherme Lima, confirmou a denúncia. Porém, ressaltou que não foi possível, até o momento, identificar quem seria o responsável por descartar o material no córrego.

“Nós recebemos a denúncia, acionamos a Fiscalização Ambiental da Serra, que já foi no local. Estamos aguardando retorno do relatório. Não podemos afirmar que foi essa ou outra pessoa quem jogou o material”, disse.

O córrego Laranjeiras nasce no Parque da Cidade, em Valparaíso, na Serra. No local, recebe as águas das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Valparaíso e Laranjeiras. Também é formado pelo córrego São Diogo, que sai do bairro de mesmo nome e atravessa a área verde entre Novo Horizonte e Jardim Limoeiro.

Por fim, atravessa os brejos ao fundo do antigo parque aquático Yahoo, onde a vegetação funciona como filtro para o excesso de sujeira que recebe antes de chegar ali. Próximo a este ponto que faz parte do Parque Natural Municipal de Bicanga, o riacho recebe também águas da ETE Manguinhos, antes de seguir para a praia, onde forma uma pequena lagoa que atrai banhistas.

Veja vídeo:

O que diz a Prefeitura da Serra?

A Secretaria de Meio Ambiente da Serra informou ao Jornal TEMPO NOVO que equipes de fiscalização estiveram no local no dia 31 de dezembro para atender denúncia de pedras lançadas à margem do córrego.

Por nota, a secretaria garantiu que não se trata de entulho. Disse ainda que há uma edificação próxima que poderia ser a causadora, o que está em apuração.

Além disso, o Município afirmou que houve reclamações quanto à coloração escura da água do manancial. “Normalmente, isso se dá pela decomposição da vegetação dentro e as margens do córrego. Este item está sendo também apurado. Uma nova vistoria será feita no local”, destacou a prefeitura.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

15 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

15 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

18 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

19 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

19 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

2 dias atrás