A vida é cheia de surpresas e nem sempre elas são boas. Imagine que, após anos de trabalho duro, você se aposenta e recebe um valor bem abaixo do esperado. Frustrante, não é mesmo? Essa é a realidade de muitos brasileiros que descobriram, tarde demais, que não estavam recebendo o valor correto de suas aposentadorias.
É aqui que entra a Revisão da Vida Toda, uma alternativa para corrigir essa injustiça feita aos aposentados. Um dos casos que mais emocionou foi o de Roberto, um senhor aposentado que trabalhou por muitos anos como motorista de caminhão.
Ele sempre contribuiu durante toda a sua vida para o INSS, mas ao se aposentar, descobriu que seu benefício era muito abaixo do que ele imaginava receber e bem menor do que o seu salário. Roberto ficou desesperado, pois dependia da aposentadoria para sustentar sua família e pagar as despesas médicas de sua esposa, que era portadora de uma doença crônica.
O problema de Roberto era simples, mas muito grave: ele ganhava menos de aposentadoria do que tinha direito. Isso porque, ao calcular o valor do benefício, o INSS considerou apenas as contribuições feitas após 1994, deixando de fora todas as contribuições realizadas antes desse período por ele.
E como Roberto havia começado a trabalhar na década de 70, ele acabou sendo prejudicado por essa regra. Mas, apesar de tudo isso, Roberto não perdeu a esperança e foi atrás dos seus direitos. Ele procurou uma advogada especialista em Direito Previdenciário, que lhe explicou sobre a Revisão da Vida Toda.
Essa revisão permite que as contribuições feitas antes de 1994 sejam incluídas no cálculo do benefício, o que pode até dobrar o valor da aposentadoria.
No início, Roberto ficou um pouco desconfiado, afinal, ele achava que já havia perdido o direito de receber o valor correto de sua aposentadoria.
Mas ele ainda poderia entrar com um pedido de revisão e receber os atrasados referentes aos últimos cinco anos. Depois de entender tudo isso, Roberto decidiu que ia lutar pelos seus direitos. E assim foi feito.
Com a ajuda da advogada, Roberto entrou com o pedido de Revisão da Vida Toda e, para sua surpresa, conseguiu quase dobrar o valor de sua aposentadoria. Além disso, ele ainda recebeu quase R$ 300.000,00 em atrasados, referentes aos últimos cinco anos em que havia recebido o valor errado do INSS.
Ver essa foto no Instagram
Essa história de sucesso mostra como a Revisão da Vida Toda pode ser uma solução para muitos brasileiros que estão recebendo aposentadorias abaixo do valor que têm direito. Mas é muito importante antes de fazer o pedido da Revisão da Vida Toda, que sejam feitos os cálculos para saber se realmente o aposentado tem direito a essa revisão.
Pois, uma vez pedida a revisão no INSS, todo o benefício será revisto e quando o aposentado dá entrada sem fazer essa análise, a aposentadoria dele pode diminuir. Por isso, se você é aposentado e desconfia que está recebendo menos do que deveria, é importante fazer o cálculo e saber sobre todos os seus direitos.
*Nomes fictícios